If you can not read the contents of this message, click here
A+E Networks Latin America Olé Distribution
Curiosity Stream Verizon Media

Prensario Zone Brasil  - Agosto 2021 Prensario en Linkedin Prensario en Instagram @prensario Prensario en Facebook

Daily Report - Edição Nro 2
Agosto 17, 2021
PayTV Fórum: operadoras analisaram presente e futuro da TV paga no Brasil
PayTV Forum: Operators Analyzed the Present and Future of Pay TV in Brazil (English version below)

Como destacado nas diversas reportagens da nossa edição dedicada ao mercado audiovisual brasileiro em Prensariozone.com; o mercado parece encontrar-se em um ponto de ruptura, já que a notória queda nas assinaturas de TV paga esta sendo complementada pelo aumento dos serviços de SVOD.

Neste contexto, as operadoras e programadoras encontram-se numa nova realidade onde ou se associam e usufruem destas novas formas de consumo, ou procuram a melhor forma de incorporar novas unidades de negócio que permitam aumentar os rendimentos ou pelo menos manter a base de subscritores.

Com um mercado interno do tamanho de um continente, o mercado brasileiro é sempre desafiador para as empresas estrangeiras que querem se firmar naquele território. A força financeira, o tamanho do mercado e a capacidade tecnológica da Globo deixam pouco espaço para outras empresas competirem, mas neste novo cenário onde prevalecem as economias de escala, e o que a indústria denominou “guerra de conteúdo” (com novos lançamentos de serviços de streaming), estamos enfrentando um mercado onde ainda há muito a desenvolver e explorar.

Como dito acima, não é um mercado simples. A crescente pirataria que hoje atinge 30 milhões de potenciais clientes dificulta os caminhos de quem quer desenvolver o mercado, mas isso não quer dizer que este deixe de ser o mercado, para uma parte substancial dos players, mais interessante da região.

Prensario Zone Brasil - Agosto 2021
Gustavo Fonseca de DirecTV Go
 
Prensario Zone Brasil - Agosto 2021
Adriana Naves de Roku
Prensario Zone MEXCA - Julio 2021

Neste contexto, o PayTV Fórum foi desenvolvido e organizado com o tema “O presente e futuro da TV paga”, e deixou claro na sua apresentação que a convergência e complementariedade da TV paga com os serviços de OTT (Over-The-Top) não só é fato, mas que pode ser o futuro do mercado. Outro ponto importante é que o set-top-box deixa de ser apenas um decodificador de sinal e passa a ser uma central de controle de diversos serviços e devices na casa dos usuários com integração entre as plataformas lineares e não lineares, além de oferecer serviços adicionais como o controle de outros dispositivos conectados.

Assim, a quinta edição do evento analisou o mercado de TV por assinatura no Brasil que desde a ótica de Samuel Possebom (Teletime) ‘transformou-se e hoje modelos lineares convivem com estratégias não lineares; programadores e operadores ajustam os modelos tradicionais a novos consumidores; novas tecnologias abrem a possibilidade de novos negócios’.

O presidente da Sky Brasil, Raphael Denadai, disse que em um momento de grandes mudanças do mercado e que nesse contexto, a empresa está mudando a forma de trabalho e avançando para uma forma regionalizada, ‘com uma estratégia de produto e preços de forma regional, com uma forma customizada, não só de atendimento, mas também entregando todas as afiliadas dependendo o ponto do país’.

Paulo Marinho, diretor executivo dos canais Globo, tratou da vários temas e explicou como o Grupo mudou a estratégia e a relevância que tem a experiência multiplataforma. ‘Acreditamos no consumo ao vivo, com a combinação da TV aberta e os canais segmentados, porque os dois juntos se complementam. Enxergamos o mercado como uma combinação do ao vivo com o on-demand’, disse.

Prensario Zone Brasil - Agosto 2021
Paulo Marhino, Diretor Executivo Canais Globo
 
Prensario Zone Brasil - Agosto 2021
Raphael Denadai de Sky
Prensario Zone MEXCA - Julio 2021

Estratégias das operadoras
Gustavo Fonseca, vice-presidente do segmento OTT da DirecTV Go, disse que o principal desafio passa pela orquestração. ‘Quem orquestrar melhor a operação vai levar o público. O conceito é fácil de entender para quem é nativo digital ou está conectado. O ecossistema deve ser como um shopping, um lugar onde se entrega experiência’. Ainda comentou que o Brasil é um mercado que está mais preparado para o OTT, porque ‘tem muita penetração de Banda Larga com operadores que não tiveram a perca da TV, e ainda o brasileiro é mais afeto a utilizar serviços em plataformas digitais, com uma economia mais aberta ao digital, diferentemente ao que se passa no resto de América Latina onde os oligopólios são mais fortes’.

O diretor de operações regionais da Claro, Ricardo Falcão, disse que a empresa está migrando o middleware das caixas receptoras. ‘Fizemos a migração da Netflix nos set-top-boxes dos clientes. Entendemos que todos os aplicativos que estão no roadmap do Claro Box devem estar nas caixas legadas do serviço tradicional. Vamos evoluir com integração de aplicativos, com caixas 4K, com replayTV, e VOD. Todas essas inovações vamos ter em toda a base legada, com a integração do Box Assistente’.

Para Adriana Naves, head de distribuição de conteúdo para América Latina da Roku, afirmouque o consumidor brasileiro é um “earlyadapter” e que este é um país onde mercado é pioneiro. ‘Vemos o mercado hibrido que mudou com a pandemia. O mercado de streaming no Brasil tem um consumo mais ativo e engajado, é maior que o norte-americano’.

Pela sua vez, Rogério Francis, VP de CDM da ViacomCBS na América Latina disse que a estratégia do grupo passa por ‘entregar todo nosso conteúdo para os brasileiro’, seja a través do web grátis com parceiros (Pluto TV), a Paramount + com conteúdos Premium, e continuando com os canais lineares da TV por assinatura. ‘Hoje o que precisamos achar é a melhor forma, porque tudo funciona “com uma conexão forte do SVOD e o linear, e o linear vai continuar a ser importante’. Para ele, o desafio passa por assegurar o usuário na plataforma.

Prensario Zone Brasil - Agosto 2021
 
Prensario Zone Brasil - Agosto 2021
Prensario Zone MEXCA - Julio 2021

A diretora de soluções para produtos e serviços digitais da Globo, Teresa Penna, coincide com a leitura de Francis e avança afirmando que no Brasil os modelos de TV linear e on-demand coexistem, mas no streaming, o ponto principal passa pela ‘retenção do usuário, que é tão importante como acesso’ porque ‘o cliente entra e saí das plataforma a hora que quer, com apenas um click’.

Newton Suzuki anunciou que a empresa se prepara para o lançamento de mais dois sinais, um para streaming e outro para TV paga e que continuará com uma parceria forte com as operadoras de TV paga já que 100% das operadoras carregam alguns dos canais do Grupo, e 70% todos.

Pela sua parte, Eldes Mattiuzzo, diretor Geral na Rede Telecine disse que a empresa já trabalha com duas verticais, a linear e VOD com oferta direta ao consumidor, e que está ‘se mostrou vencedora, crescemos rapidamente e sem muito esforço’.

Pirataria
Em um ambiente de muita preocupação pelo avanço da pirataria no país, Danilo Almeida, diretor de engenharia de software e novos negócios da NAGRA Media Brasil, explicou os principais desafios do combate à pirataria pela tecnologia e disse que ela só será combatida se a indústria trabalhar três vertentes: ‘Inteligência, arcabuzo tecnológico para se defender do ataque e combater o ataque, e melhorar a parte jurídica’, porque a maquina de vendas da pirataria tem, agora, uma maquina de revenda, com um esquema de pirâmide ‘com um mercado muito grande e em evolução’, que funciona tanto em formato broadcast como em streamings. A primeira modalidade de pirataria é o SKS (via satélite) com modelo via TV BOX, e o IKS (streaming) por subscrição.

Fernando Magalhães, da Claro disse que a pirataria é um problema que esta em todo o ecossistema audiovisual brasileiro. ‘Precisamos montar uma máquina para piorar a experiência do pirata, e para isso é avançar para o bloqueio regular e freqüente das transmissões ilegais. Precisamos conseguir programar um processo rápido e diminuir a experiência desses 30 milhões de usuários piratas’.

Prensario Zone MEXCA - Julio 2021
ENGLISH VERSION

As highlighted in several reports of our edition dedicated to the Brazilian audiovisual market at Prensariozone.com; the market appears to be at a breaking point as the notorious drop in pay TV subscriptions is being complemented by the rise in SVOD services. In this context, operators and programmers find themselves in a new reality where they either associate and take advantage of these new forms of consumption, or seek the best way to incorporate new business units that allow them to increase income or at least maintain the subscriber base.

With an internal market the size of a continent, the Brazilian market is always challenging for foreign companies that want to establish themselves in that territory. Globo's financial strength, market size and technological capacity leave little room for other companies to compete, but in this new scenario where economies of scale prevail, and what the industry called the “content war”, we are facing a market where there is still a lot to develop and explore.

Prensario Zone Brasil - Agosto 2021
Rogerio Francis de ViacomCBS
 
Prensario Zone Brasil - Agosto 2021
Teresa Penna de Globo
Prensario Zone MEXCA - Julio 2021

As stated above, it is not a simple market. The growing piracy that currently affects 30 million potential customers makes it difficult for those who want to develop the market, but this does not mean that this market is no longer the most interesting market for a substantial part of the players in the region.

In this context, the PayTV Forum was developed and organized with the theme "The present and future of pay TV", and made it clear in its presentation that the convergence and complementary of pay TV with OTT (Over-The-Top) services does not it's just a fact, but it could be the future of the market. Another important point is that the set-top-box is no longer just a signal decoder and becomes a control center for various services and devices in users' homes with integration between linear and non-linear platforms, in addition to offering services additional features such as controlling other connected devices.

Thus, the fifth edition of the event analyzed the pay TV market in Brazil, which from the perspective of Samuel Possebom (Teletime) ‘has transformed and today linear models coexist with non-linear strategies; programmers and operators adjust traditional models to new consumers; new technologies open up the possibility of new businesses’.

Prensario Zone MEXCA - Julio 2021
This publication has been copyrighted and may not be copied, electronically stored or mailed without prior written approval. The information may be quoted in internal reports. Prensario Analytics must be mentioned as the source. For questions or information, send an e-mail message to: newsletter@expoprensario.com | © 2021 Editorial Prensario SRL

NBCUniversal

Commscope

BBC World News

Amino

Casa Systems

TV5Monde

Ross

EKT

SES

Eutelsat

Brainstorm

Merlin Distributor

Avid

Network Broadcast

Pinnacle

Tecnored

Bitcentral

Lindsay

Flowics

Power&Tel

Artic

Intertrust

Penthera

Pebble Control

SVC

ConvergenciaShow.MX