Raymundo Barros assumiu, em fevereiro último, a diretoria de Estratégia e Tecnologia da Globo com ´o foco garantir o alinhamento estratégico das diversas áreas da companhia, sempre levando em conta seu posicionamento como uma empresa mediatech´.
O executivo afirmou à reportagem da Prensario que em seu novo cargo passou ‘a ser responsável pela estratégia de parcerias de longo prazo, gestão de investimentos e negociação de contratos de distribuição. Dentro desse escopo, temos desafios e objetivos-chave dentro da nossa jornada de transformação em uma empresa com foco no consumidor’.
Associado ao dito por José Nobrega, presidente-executivo da Globo na apresentação do acordo, Barros afirmou que ‘a partir de agora vamos operacionalizar a parceria que acabamos de anunciar com o Google. Através da migração dos nossos dados para o Google Cloud, teremos grandes oportunidades de negócio, novas possibilidades de inovação digital e uma estrutura mais flexível e escalável. Dentro do acordo com o Google, também estamos trabalhando em soluções como a integração customizada da nossa plataforma de streaming – o Globoplay – à Android TV, permitindo uma navegação fluida entre o broadband e o broadcast’.
Ainda, disse Barros, ser fundamental pensar no futuro da TV e por isso, a migração ‘se relaciona também ao segundo grande desafio que enxergo agora: a evolução da TV 3.0 no Brasil, que oferecerá não só uma experiência cada vez melhor para o público, mas também proporcionará a hiperssegmentação que beneficiará toda a cadeia’.
Uma vez resolvida a parte técnica, o novo diretor de Estratégia e Tecnologia da Globo afirma que será necessário ‘passarmos pelos processos de regulamentação, precisaremos fazer adequações de tecnologia e processos de padronização para que todas as pontas da cadeia tenham os benefícios da próxima geração de TV’.