Fabio Faria Ministro das Comunicações
Até 2023, o Ministério das Comunicações (MCom) pretende digitalizar 1633 Munícipios brasileiros que não tem nenhum sinal de TV Digital em seus territórios. “Vamos deixar todo o país digital até 2023. Com mais variedade na programação, qualidade de som e de imagem na TV. O Programa Digitaliza Brasil veio para transformar a experiência dos brasileiros com as telinhas”, afirma em comunicado.
O Programa Digitaliza Brasil do MCom se compromete a concluir o processo de digitalização de 1633 munícipios do Brasil que hoje contam apenas com sinal analógico começando pelos estados da região Nordeste (Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Piauí).
O Ministério das Comunicações afirma que o processo será gratuito para os Municípios que aderirem ao Programa. «A Prefeitura que aderir ao Digitaliza Brasil recebe de graça toda a infraestrutura para a digitalização do sinal de TV, inclusive a instalação das estações de TV Digital, tudo sem custo». Ainda, a população de baixa renda «ganhará Kits de conversão do sinal analógico para o digital para que ninguém fique de fora».
O início Programa já tem 185 municípios do Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte, Paraíba e Maranhão que estão elegíveis a fazer a transição do sinal analógico. “A adesão ao programa permite que os municípios recebam a instalação completa da infraestrutura que leva o sinal digital da TV. Para a população, isso significa muito mais canais, com melhor qualidade da imagem e do som”, explicou Maximiliano Martinhão, secretário de Radiodifusão do Mcom.
As prefeituras que mostrarem interesse pela mudança terão a chance de trocar todas as antenas analógicas por digitais, sem qualquer custo. O prazo para manifestar interesse na adesão ao Digitaliza Brasil encerra no dia 20 de agosto para Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte, e no 27 de agosto, para Paraíba e Maranhão.
Martinhão explicou que “quem for qualificado vai receber toda a infraestrutura destinada à digitalização das estações analógicas em operação. Adicionalmente, adquirem a instalação de mais dois canais — um para a transmissão de conteúdos da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e outro com as transmissões da Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa local”.
Em outra frente, o Digitaliza Brasil vai distribuir kits de conversão do sinal analógico para o digital às famílias de baixa renda, integrantes do Cadastro Único (inclusive as beneficiárias do programa Bolsa Família), que atenderem aos critérios estabelecidos. O formulário de adesão é simplificado e está disponível
“Estamos promovendo não apenas inclusão digital, mas principalmente inclusão social. Quem não tem internet, não tem TV digital, está distante da sociedade e das inovações tecnológica”, afirmou o Ministro das Comunicações, Fábio Faria.
Maximiliano Martinhão, reforça que a televisão digital representa um salto de qualidade na experiência do usuário. «As prefeituras, ao aderirem ao programa, estarão levando para a população mais qualidade de som e imagem, maior diversidade de programação, além da possibilidade de interatividade e som imersivo. É um marco importante para os municípios»