Saltar al contenido

Leandro Previdelli de SBT: A produção remota é uma jornada sem retorno

O Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), umas das principais emissoras do Brasil, está evoluindo o seu workflow para a produção remota de eventos, situação que como na maioria das emissoras do mundo se acelerou com a pandemia.  Leandro Previdelli, gerente de Transmissão do SBT, afirma que sabe que a produção remota é um caminho sem volta, “mas como todas, é uma jornada que tem de ser traçada. Precisamos começar com produção remota para eventos menos relevantes e menos complexos para depois avançar com outros maiores”.

Previdelli disse que hoje um dos pontos mais importantes é a conectividade para ter a relação de latência, disponibilidade e o nível de risco da produção. “A latência para produção ao vivo tem de ser baixa, menos de 100 milissegundos, mas dependendo do tipo de conexão podemos usar  protocolos SRT. Na emissora trabalhamos com a recomendação de que a latência deve ser utilizado 4 vezes o nível de conexão (recuperar dados)”. Tudo, disse o executivo, é importante, já que “o impacto da conectividade é um empecilho para este tipo de eventos”.

O executivo, disse ainda que no país, “não temos o mesmo nível de serviços, para isso precisamos antever a conectividade da emissora e assim não depender de contratações esporádicas. Tentamos trabalhar com links redundantes para ter uma banda maior”.Para o gerente de Transmissão do SBT, na produção remota a banda deve estar garantida, mas nem sempre isso é possível. Em termos de protocolos de segurança, ele disse que «estamos conectando nossas estruturas broadcast para várias infraestruturas de TI, por isso precisamos olhar tudo com segurança. Na emissora temos uma série de recomendações da EBU. Um conjunto de orientações que vão além da padronização e governança e a segurança fim-a-fim».  Tudo, porque desde a sua óptica, quando se prepara um evento remoto, “precisamos olhar com atenção, tanto dentro da emissora como no ponto B que é o local de produção, ele tem de ser feito por VPN. Todo o fluxo deve ser encriptado». Para assim não por em risco a segurança da emissora.

Otras Noticias