Nelson Hulett, Luis Brenmer y Ion de Pinedo

Ion de Pinedo da Setplex conversou com o Prensario para este especial focado no Brasil, o executivo fez um balanço do mercado brasileiro e destacou como a empresa está posicionada.
‘O mercado brasileiro experimentou um “boom” de ISPs em todo o território, com mais de 8.000 listagens e muitas delas com várias dezenas de milhares de internautas. Há um apetite muito grande por ter conteúdo IPTV/OTT, que não está sendo coberto’, explicou.
E acrescentou: ‘A principal razão é o alto custo imposto pelos grandes programadores aos ISPs, que são forçados a longos processos e custos de aquisição de conteúdo. São poucos os agregadores, incluindo a Setplex e seus parceiros, que conseguem fornecer conteúdo de qualidade a um preço acessível para ISPs de médio e grande porte. Os pequenos ISPs estão um pouco fora do jogo no campo da TV, obrigando-se a procurar associações que lhes dêem mais força’.
Posicionamento Setplex
‘A Setplex atende a três condições que poucos provedores de IPTV/OTT têm no Brasil: um produto pronto para nuvem, apoiado na experiência de sua própria operadora na América do Norte, com mais de 300.000 usuários e vários anos de operação. Uma solução intuitiva, de fácil integração, robusta, escalável e com um modelo de negócio acessível e adaptado à realidade dos ISPs. Por fim, a experiência de vários anos de atuação no mercado brasileiro. Temos parceiros locais como SATTV e outros provedores de conteúdo e EPGs reconhecidos no mercado’.
Em relação às soluções que irão focar para o Brasil, ele citou soluções end-to-end, desde transcodificação, streamers, CDN, middleware e Apps para todos os tipos de plataformas, destinadas como chave na mão para grandes e médios ISPs, juntamente com uma proposta básica de conteúdo para começar a oferecer pacotes de canais acessíveis.
Expectativas do mercado
‘Claramente, será um mercado em que ISPs se fundirão e passarão a competir no mesmo patamar com grandes operadoras como VIVO, NET, Claro, Sky e Oi, tanto como solução IPTV/OTT quanto em conteúdo básico e premium. O preço e a onipresença reduzirão a concorrência desleal dos provedores de IPTV pirata’.