Felipe Rodrigues, especialista de pré-venda da Sony Brasil
O Carnaval é um dos principais eventos ao vivo do ano no Brasil com audiências multitudinárias e um momento de experimentar soluções, e por isso, a Sony Brasil junto a Broad Tv realizaram produção remota com 3 câmeras PTZ robóticas a ILME-FR7, que tem com capacidade de captação 4K HDR, sensor Full Frame e boa operação remota.
Felipe Rodrigues, especialista de pré-venda da Sony Brasil, explicou no SET Sudeste 2023, que as câmeras foram instaladas em três locais diferentes da Marquês de Sapucaí, o Sambódromo do Rio de Janeiro. Uma na Arquibancada, outra em um camarote e uma no fim do recuo. O executivo disse que entre os desafios da produção estava Color Marching de todas as câmeras utilizadas. “Para isso foi usado o RPC de vídeo interno, porque foram utilizados diversas câmeras (7 câmeras, as 3 PTZs, mais uma HDC-4300, uma HSC-300R, uma PDW-530 e uma ILME-FX3) , com tecnologias de sensores diferentes, 2/3” 3CCD, 2/3” 3CMOS e Full Frame, e teríamos de ver quão difícil seria o alinhamento de cores entre estas câmeras. As câmeras foram facilmente alinhadas em referência às outras câmeras Sony através do RM-IP500 e o acesso ao Web Menu, torna possível realizar a operação de vídeo via RCP, porém, os RCPs não estavam disponíveis para esta operação”.
Outro desafio, explicou Rodrigues, foi a iluminação, porque “o evento começa de noite e termina após o nascer do Sol. Para solucionar isto usamos o Filtro ND variável, e os ajustes de íris via remoto e ISO de base dupla foram fundamentais para a operação, a variação de luz é grande durante o desfile e ao amanhecer, o ajuste é muito simples, o Filtro ND variável traz muita agilidade e aumenta as possibilidades de exploração do sensor Full Frame», disse satisfeito.
Rodrigues disse que como foram utilizadas camcorders e câmeras de estúdio, existia a possibilidade de intercambiar lentes. “Este modelo de câmera robótica o permite, o que traz muita agilidade e diversifica as possibilidades de captação, mas para o evento, foram usadas apenas lentes 18-135mm, o que possibilitou um bom range e ampla abertura, a opção de zoom digital, em HD é muito eficiente, atua sem atenuação de vídeo e sem perda de resolução”.
Em resumo, explicou Rodrigues, as câmeras PTZ funcionaram perfeitamente e ajudaram a “trazer à produção ao vivo a linguagem cinematográfica derivada do sensor Full Frame. Houve uma operação de vídeo similar às soluções de câmeras de estúdio; um aumento das possibilidades de diferentes tomadas com as lentes intercambiáveis; as funções automáticas de foco, íris, ganho e filtro ND automático eficientes facilitaram a operação; e houve a possibilidade de operação em longas distâncias com fibra óptica apagada”. Ele explicou ainda que o sinal foi captado em 4k/120 fps, e houve suporte de produção NDI, SRT e RTMP.