Saltar al contenido

Guilherme Silva de CIS Group: Esta será minha nova “primeira NAB”!

No ano que a NAB completa 100 anos e os celebra  coma NAB Centennial, Guilherme Silva, Co-fundador e Chairman do CIS Group, um dos principais integradores brasileiros, fará a sua participação de número 41 na feira..

Silva afirma que a sua primeira vez no Las Vegas Convention Center (LVCC), foi o dia 13 de abril de 1981, mas que quando entrar no espaço do evento no próximo domingo, 15 de abril «será uma NAB muito especial e a primeira de uma experiência totalmente nova na minha jornada profissional!». Desde então não faltou a nenhuma edição presencial.

O executivo lembra que em 1981, a empolgação era muita. «Eu tinha acabado de aceitar ingressar na AMPEX, após seis (6) anos trabalhando para a Globo, no Brasil. Depois de assistir a uma demonstração muito empolgante da TV pública japonesa, a NHK,  de seu sistema HDTV experimental em San Francisco, fui para Las Vegas. Um grande burburinho era causado pela RCA com a primeira camcorder de todos os tempos (Hawkeye) e pela SONY com o lançamento do Betacam, que posteriormente dominaria ENG e EFP até meados dos anos 1990″.

Mas, lembra Silva, «o que realmente me surpreendeu foi à apresentação da AMPEX: o “único» (do inglês: «one and only«) ADO (Ampex Digital Optics) com rotação de eixos X, Y e Z. Foi o início dos efeitos com cubos giratórios, com keyframing e perspectiva real. Quase um ano depois, fui enviado para Redwood City, Califórnia, para trabalhar em uma versão PAL-M do ADO sob a orientação de Phil Bennet e Junaid Sheikh, dois dos “pais do vídeo digital”.

O executivo afirma que nos 43 anos que se passaram, muitas coisas aconteceram na indústria e no mundo, mas que esta “será um NAB bem diferente de todas as outras que participei. Por muitas razões, mas se eu tivesse que escolher apenas uma delas, diria que nunca participei de uma NAB com tantas “novidades pessoais”, já que “esta será a primeira NAB onde minha agenda me permitirá não apenas visitar os expositores e assistir a demonstrações, mas também passar tempo de qualidade com velhos amigos, conversar sobre algumas das novas tecnologias apresentadas e trocar idéias sobre nossa indústria em constante mudança. Talvez até tente adivinhar como o mercado de tecnologia de mídia será impactado pelos próximos 12 a 18 meses”.

Vale lembrar que na NAB 2022, Guilherme Silva deixou de ser o CEO da Glookast  e passou a “a gerir os desenvolvimentos de uma forma mais calma, porque chegou a hora de preparar a reforma”, tinha dito à reportagem. Por este motivo, disse o executivo, nascido na África e radicado nos Estados Unidos há muitos anos, “a NAB Show 2023 será a primeiraque visitarei, mas não trabalharei no estande das empresas que cofundei (CIS Group em 1988 e GLOOKAST em 2009)”.

Finalmente disse Silva, esta NAB será a primeira“onde poderei ver as grandes equipes da CIS Group e GLOOKAST sob a orientação de meu filho Matt Silva, que continuará a «dirigir o show» sem a presença de um Abrictossauro (dinossauro africano) no estande. Um dinossauro que acredita que nosso mundo está idolatrando, talvez de forma excessiva e inconsciente, a tecnologia (minhas desculpas a alguns dos nerds do software que insistem em viver em uma camada de abstração…), e às vezes esquecendo que continuamos a querer e a precisar de soluções simples que funcionem e resolvam os problemas de forma eficiente e confiável!”.

Otras Noticias