A solução desenvolvida pela Avicom expande a largura de banda e a conectividade entre emissoras em São Paulo e Minas Gerais da EPTV, afiliada da Globo, utilizando redes públicas e privadas. Parceria inclui suporte integral da integradora à emissora pelos próximos anos e equipamentos da MediaKind.
Com uma produção jornalística intensa, a EPTV tem ampliado o volume de programas com participação das emissoras em Campinas, Ribeirão Preto, São Carlos, no interior de São Paulo, e Varginha, no sul de Minas Gerais, demandando um fluxo mais intenso de sinais. “A solução desenvolvida pela Avicom permitirá apontar estes sinais para a internet pública (Algar e Embratel) e para a rota privada de micro-ondas. Nós ampliamos a largura de banda e agora podemos usar até três rotas ao mesmo tempo”, afirma José Francisco Valência, Diretor de Engenharia da EPTV.
Segundo explicou Valência foram configuradas rotas redundantes para contribuição e distribuição, ligando Campinas a Ribeirão Preto, São Carlos e Varginha. “Serão doze saídas e doze recepções de sinal em Campinas (onde está a sede da EPTV) e quatro saídas e quatro recepções nas demais emissoras”, descreve José Francisco. Ele também explica que com a adoção da codificação de vídeo H.265 será possível otimizar ainda mais ouso da banda e agregar serviços.
Nas pontas das rotas utilizadas pela EPTV, o codificador de contribuição MediaKind CE1 processa vídeos ao vivo com alta qualidade, baixa latência e uso mínimo de largura de banda. O CE1 suporta os padrões IP mais recentes, como SRT, além de UHD SMPTE ST 2110 e Zixi, e a criptografia BISSCA, que evita o acesso não autorizado aos feeds. As codificações podem ser ajustadas do básico HD MPEG 4:2:0 8 bit até a extrema qualidade do UHD HEVC 4:2:2 10 bit, com alta faixa dinâmica, wide color gamut (ampla variedade de cores) e compressão sem perdas usando JPEG-XS. Já o MediaKind RX1 é um dispositivo de borda projetado para atender as necessidades de contribuição e distribuição, com alta densidade e baixa latência. Ele solucionará os desafios de transportar os conteúdos com alta taxa de dados de forma econômica e flexível, em uma infraestrutura IP que utiliza redes públicas e privadas.
A EPTV (Emissoras Pioneiras de Televisão) é a primeira afiliada do interior da Globo a transmitir em HD (2008) no país. A cobertura das quatro emissoras afiliadas à Rede Globo alcança 317 municípios, com uma população de mais de 11 milhões de habitantes e mais de 4 milhões de residências com TV.