Saltar al contenido

Bitmovin: a principal solução de codificação para VOD

Thomas McCarthy da Bitmovin

Nos últimos anos, especialmente durante a pandemia, a Bitmovin se consolidou como uma das principais soluções de codificação em todo o mundo, conquistando todos os mercados internacionais com sua economia de largura de banda. A empresa continua aprimorando a qualidade e funcionalidade da solução de codificação, o que possibilitou expandir sua presença nas operações de vídeo em todo o mundo.

Tom McCarthy, Diretor de Vendas, que lidera as vendas em escala global e possui vasta experiência de trabalho na América Latina, explicou-nos em entrevista para esta matéria especial que “novos e antigos clientes estão experimentando melhorias em suas bibliotecas de conteúdo com qualidade superior, reduzindo custos operacionais e obtendo economia de armazenamento e distribuição através de CDN.”

As vantagens da solução Bitmovin incluem:

a. Excelente qualidade de vídeo com menores taxas de bits.

b. Variedade de codecs para utilização mais adequada ao mercado (AVC, HEVC, AV1).

c. Opções de implementação de “Content Aware” / Codificação por título, que analisa e atribui perfis de codificação específicos e mais eficientes para cada conteúdo.

d. Implementação constante de funcionalidades como UHD (4K/8K), Dolby Vision/ATMOS, HDR.

e. Avanços na área de pesquisa e desenvolvimento ATHENA. Um exemplo recente é a função “Smart Chunking”, que melhora a qualidade de codificação e aumenta a velocidade.

Maior alcance e velocidade de implementação

Na área de players, McCarthy acrescentou que “a Bitmovin está apoiando operações de vídeo com uma solução que possui a maior cobertura de dispositivos do mercado. Isso permite a implementação mais rápida e eficiente, com uma integração única e a mesma experiência para os usuários dos serviços de vídeo. Isso otimiza o uso entre WEB, Android/iOS, Smart TVs, Dispositivos de Streaming como XBOX, PS4/PS5, etc. A tecnologia patenteada do Player Adaptive Bitrate Logic da Bitmovin garante que os clientes possam visualizar os conteúdos com a melhor qualidade possível, dependendo da largura de banda disponível. Isso tem sido um grande fator no sucesso da Bitmovin no mercado de players.”

Codificação VOD

“Desde a sua fundação há mais de 10 anos, a codificação VOD tem sido o foco principal da Bitmovin. O grupo de engenheiros responsável pelo desenvolvimento da codificação possui uma formação impressionante e continua buscando novas técnicas para aprimorar suas soluções. Esse grupo conta com vários PHDs em codificação de vídeo e o Grupo ATHENA está pesquisando tecnologias futuras que podem ser aplicadas hoje. Graças a essa colaboração com o ATHENA, a Bitmovin conseguiu trazer ao mercado o AV1 há 5 anos e vem trabalhando com o H.266 (VVC) desde 2019”, revelou McCarthy.

“A redução da taxa de bits e, conseqüentemente, o consumo de largura de banda são críticos para as plataformas de vídeo na América Latina, e atualmente é uma questão vital para operações em todo o mundo. Sabemos que a disponibilidade de uma boa largura de banda é freqüentemente um desafio na região latino-americana”.

As tecnologias descritas permitem o processamento, armazenamento e distribuição aos usuários com custos menores, mantendo uma qualidade superior. Isso proporciona uma operação mais eficiente com economias significativas e mantém os clientes satisfeitos, garantindo sua fidelidade à plataforma de vídeo. Esses benefícios da codificação e do player contribuem para o sucesso das operações de vídeo.

Planos para o futuro

A Bitmovin continuará aprimorando sua presença na América Latina e apoiando clientes de todos os tipos com soluções que impulsionam seu sucesso no mercado. A empresa estará presente em eventos e exposições voltados para a América Latina.

McCarthy enfatizou que “a empresa é muito afortunada por contar com um grupo de excelentes engenheiros latinos que apóiam a base de clientes e os idiomas que mais lhes convém, como espanhol, português e ingleses. Na Bitmovin, acreditamos que nossas soluções estão bem alinhadas com as necessidades da América Latina, e temos avanços que todos podem aproveitar.”

Otras Noticias