A Embratel, empresa do grupo Claro, lança na edição 2023 do SET EXPO que se realiza na capital paulista, uma oferta que combina duas tecnologias: SD-WAN (redes definidas por software) e SRT (Secure Reliable Transport) para proporcionar maior proteção na transmissão de conteúdo a partir de qualquer lugar do Brasil, com melhores níveis de latência, jitter, alta recuperação da perda de pacotes e criptografia de ponta a ponta.
Gustavo Silbert, Diretor-Executivo da Embratel, afirma que o serviço possibilita uma transmissão de vídeo em tempo real e com altíssima qualidade, levando melhores experiências à produção de emissoras de TV, empresas de criação de conteúdo e aos telespectadores.
“A solução inovadora é uma evolução do transporte de sinais de vídeo, unindo SD-WAN e SRT para uma transmissão segura, em tempo real, de alta qualidade e disponibilidade via Internet”, explicou o executivo e afirmou que “a Embratel desenvolveu o EVSol SD-WAN, que é uma evolução do transporte de sinais de vídeo e cria oportunidades para o surgimento de novas programações, produções de eventos e contribuições de jornalismo ao vivo a partir de qualquer lugar do País. “Estamos dando um novo passo para impulsionar a indústria midiática brasileira, fornecendo a qualidade que já é reconhecida pelo mercado com ainda mais inovação e disponibilidade para produtores de conteúdo de todas as áreas e portes”.
O SD-WAN possibilita a formação de redes privadas seguras sobre a Internet, compostas por múltiplas rotas de tecnologias distintas, assegurando redundância e qualidade na entrega fim a fim. Dessa forma, a solução pode ser usada na transmissão de programas ao vivo e na cobertura de eventos. Com isso, é possível atender a alta e crescente busca pela regionalização de conteúdo. Com o EVSol SD-WAN, regiões mais afastadas dos centros podem colaborar na geração de conteúdos que poderão ser usados em cadeia nacional ou consumidos pelo seu público local. Essa funcionalidade também proporciona que grandes emissoras de televisão, por exemplo, possam diversificar seus programas e publicidades, de acordo com a audiência regionalizada.
A segurança digital no transporte de sinal de vídeo é mais um ponto de extrema importância para o setor. Com questões regulatórias e de direitos autorais, a necessidade de manter os materiais protegidos é enorme. A nova solução da Embratel proporciona uma criptografia fim a fim no tráfego de dados, tornando o conteúdo imune a interceptações indesejadas, além de garantir altos níveis de confiabilidade e integridade de mídia com sincronicidade.
Ainda, o EVSol SD-WAN verifica e corrige erros e perdas de dados, por meio de algoritmo FEC (Forward Error Correction) e protocolos de solicitação de retransmissão de pacotes. Assim, otimiza a comunicação, evitando que haja uma quebra no transporte de sinal, além de levar melhor experiência ao público sem interrupções na programação.
“O EVSol SD-WAN oferece uma transmissão de vídeo segura e estável. O serviço é gerenciado em tempo real pela equipe altamente especializada da Embratel”, indica Silbert. Segundo o executivo, a Embratel fornece todo suporte tecnológico necessário às empresas que contratam a solução. “O lançamento reforça o compromisso da Embratel em fornecer tecnologias completas e inovadoras para o mercado de mídia e entretenimento”, finaliza.