No marco do Seminário “Apresentação da TV 3.0”, realizado pelo Ministério das Comunicações, em Brasília, nos dias 3 e 4 de abril de 2024, Sérgio Eduardo Di Santoro Bruzetti, assessor de planejamento de engenharia da Record e Coordenador do GT de TV 3.0 da SET apresentou alguns dos resultados dos testes de interatividade para a futura TV 3.0 realizados pela emissora durante o reality, “A Fazenda”.
Santoro afirmou que os testes com interatividade na TV 3.0, no programa da emissora, “permitiram entregar mais informações ao telespectador”. O executivo explicou que «ao fornecer uma variedade de recursos, opções de navegação e conteúdo exclusivo, esta aplicação redefine a maneira como os telespectadores experimentam e se envolvem com os seus programas favoritos, elevando a experiência televisiva a novos patamares de entretenimento e engajamento».
Segundo ele, a emissora “testou estas apresentações de interatividade para prover mais informações e ainda a venda de produtos». De fato, comentou, «a aplicação de «A Fazenda» exemplifica o poder da interatividade na TV Digital, oferecendo uma experiência rica e envolvente que vai além da simples visualização passiva».
TV 3.0
Vale lembrar que em abril do ano passado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou o Decreto nº 11.484/2023 sobre as diretrizes para o avanço da tecnologia no país e que garante a disponibilidade de radiofrequências para a sua implantação. Com isso, o Ministério das Comunicações criou o Grupo de Trabalho da TV 3.0 (GT TV 3.0) para propor um padrão tecnológico para a nova geração de TV digital no país, incluindo regulamentação, modelo de implantação no território nacional e cronograma de implantação para a TV 3.0.
O Ministério das Comunicações editou portaria determinando que, para o desenvolvimento da TV 3.0, a Anatel garanta a destinação das faixas de VHF alto (174-216 MHz) e UHF (470-608 MHz e 614-698 MHz) ao serviço de radiodifusão de sons e imagens e ao serviço de retransmissão de televisão.
O Fórum do SBTVD está em fase final de teste das tecnologias de transmissão do padrão proposto da TV 3.0, e após sua conclusão, até dezembro de 2024, o GT TV 3.0 deverá avaliar o resultado dos estudos e encaminhar a recomendação para adoção do padrão tecnológico.