Com o início da Copa América 2024 e os esperados Jogos Olímpicos de Paris 2024, a tecnologia por trás da transmissão desses eventos ganha maior relevância. As Redes de Distribuição de Conteúdo (CDN, na sigla em inglês) desempenham um papel fundamental em garantir que milhões de espectadores em todo o mundo possam aproveitar, através do streaming, uma experiência de visualização ininterrupta e de alta qualidade.
Melhorando a experiência do espectador
De acordo com Rubén Gutiérrez, Lead Product Manager da Cirion Technologies, uma das principais vantagens das CDNs é a redução do atraso nas transmissões ao vivo. “Se você tiver um evento em um local geográfico distante, como o Brasil ou a França, o sinal de saída é distribuído globalmente através de uma rede distribuída, interconectada através da internet, que permite atender os espectadores a partir de servidores próximos de sua localização”, explica. Isto significa que, ao invés de ter todas as transmissões administradas a partir do ponto de origem, os servidores de distribuição Edge entregam o conteúdo através da rede de internet de forma local, reduzindo significativamente o tempo de entrega e melhorando a qualidade de video e áudio.
Escalabilidade e gestão do tráfego
Os eventos esportivos costumam gerar picos de tráfego significativos e é aqui que as CDNs demonstram seu verdadeiro valor. “Um canal de televisão pode ter normalmente 10.000 usuários conectados simultaneamente, mas durante uma partida importante, este número pode subir para 200.000”, comentou Gutiérrez. As CDNs permitem escalar eficientemente para administrar este aumento repentino de demanda, distribuindo a carga entre diversos servidores e garantindo um bom desempenho para todos os usuários.
Papel Crucial das CDNs: Distribuição global e alta disponibilidade
Outra vantagem fundamental é a capacidade de distribuir conteúdo no mundo todo. Gutiérrez destaca que as CDNs não só operam em um país específico como também podem transmitir eventos a públicos em todo o mundo, utilizando a rede de internet. “Um campeonato local de vela, por exemplo, pode ser transmitido globalmente, permitindo que cidadãos peruanos em Madri acompanhem os eventos esportivos locais em tempo quase real”, acrescenta.
Além disso, as CDNs asseguram a alta disponibilidade do conteúdo, equilibrando a carga entre servidores para evitar sobrecargas e garantir que os usuários possam acessar o conteúdo sem interrupções.
Adaptabilidade do conteúdo
As CDNs evoluíram significativamente, adotando novos protocolos de streaming como HLS e DASH, que permitem uma adaptabilidade melhor do conteúdo. “Esses protocolos facilitam a autorregulação automática do sistema, fornecendo uma experiência de usuário melhorada, sem necessidade de intervenção manual”, explica Gutiérrez.
Por exemplo, um usuário pode estar assistindo a uma partida de futebol em seu celular com pouca largura de banda, mas chegando em casa continua assistindo à mesma partida em sua rede WiFi residencial. Automaticamente, o streaming detectará que há mais largura de banda disponível e pode ir ampliando seu consumo para oferecer uma visibilidade melhor.
Benefícios para o varejo e empresas de cabo
No Peru, os tipos de conteúdo mais requisitados pelas empresas ao adquirir serviços CDN são principalmente o streaming ao vivo e o VOD (Video On Demand). Estes serviços permitem uma escalabilidade efetiva e de alta disponibilidade, cruciais para a transmissão de eventos esportivos e outros conteúdos que exigem altos volumes de tráfego. No entanto, no setor de varejo, as empresas também utilizam CDN para oferecer experiências de compra online mais velozes e confiáveis, carregando imagens e vídeos de produtos rapidamente.
Gutiérrez comenta que “no varejo, muitas empresas possuem sites de internet onde oferecem produtos com fotografias ou vídeos ensinando a usá-los, como um forno microondas, por exemplo. A CDN garante que esses conteúdos sejam entregues rapidamente e sem interrupções, melhorando a experiência do usuário e aumentando as possibilidades de conversação”.
Com sua ampla rede CDN na América Latina e suas parcerias globais, a Cirion Technologies oferece uma cobertura extensa e robusta, capaz de administrar grandes volumes de tráfego e garantir a alta disponibilidade do conteúdo. “A Cirion tem uma rede CDN bem ampla em toda a América Latina e parcerias com empresas como Qwilt e Tata Communications, o que potencializa nossa rede e capacidade de atendimento global”, destaca Gutiérrez.
Esta colaboração não só melhora a capacidade de distribuição de conteúdo, como também oferece suporte técnico dedicado durante eventos com alta demanda. “Temos operadores que monitoram e administram os eventos ao vivo, garantindo que todos os aspectos técnicos funcionem corretamente e que os incidentes sejam rapidamente atendidos”, acrescentou.
Com a Copa América e os Jogos Olímpicos no horizonte, os canais de televisão e empresas de cabo podem se beneficiar das CDNs para oferecer uma experiência de usuário superior e uma distribuição de conteúdo eficiente e confiável.