José Luis Álvarez, Diretor de Vendas para a América Latina da Viking Satcom, faz parte da indústria de soluções satelitais há mais de 30 anos. E na Viking ele está presente até antes da fundação da empresa, ‘eu estava quando éramos Patriot, depois quando fomos parte da Cobham, e finalmente quando Paul a retomou e a transformou na Viking Satcom’, lembrou em conversa com Prensario.
Álvarez destacou como distintivo da empresa ‘a experiência e o conhecimento acumulados entre todos os membros da equipe. Isso, somado às relações e interações com todas as empresas que hoje representamos ou temos relação de alguma forma. Podemos oferecer «a solução» que cada cliente precisa’.
As oportunidades que o México oferece
‘Com as tendências atuais, acredito que o 5G está abrindo novas oportunidades e revivendo antigas que estavam «adormecidas». E, junto com isso, surge o lembrete de que nossos países hoje, e por muito tempo por vir, continuarão dependendo das comunicações sem fio, por isso as satelitais definitivamente continuam sendo essenciais e únicas em muitos casos’, destacou o executivo da Viking Satcom.
Nesse sentido, Álvarez destacou que os produtos e soluções que mais vendem hoje no México são filtros, LNBs 5G e antenas de 3,7 e 4,5 metros. ‘Queremos também destacar produtos de RF de marca própria de muito boa qualidade e muito competitivos, bem como relações com outras marcas muito reconhecidas que são constantemente adicionadas ao nosso catálogo’.
A presença na Argentina
‘Para a Viking Satcom e, sobretudo para mim, é muito importante o contato direto com nossos clientes, saber de seus projetos, seus desafios e necessidades para, dessa forma, buscar a solução mais adequada num mercado tão complexo e variado como é a indústria satelital. Na Viking Satcom, não vendemos apenas produtos, vendemos soluções’, afirmou em conversa com o Prensario Rodrigo Gutiérrez, gerente de desenvolvimento de negócios.
‘Atualmente, estou morando na Argentina, por isso minha meta é ter um contato mais próximo com todos os países da América do Sul’, afirmou.
‘Embora sempre tenhamos estado atentos às necessidades desses mercados, minha meta é entender mais profundamente os desafios enfrentados na região e, a partir disso, elaborar estratégias que nos ajudem a todos a potencializar nossos negócios impactando de maneira positiva nossas comunidades’.
Questionado sobre o foco no qual estão trabalhando atualmente, Gutiérrez afirmou: ‘estamos nos concentrando muito em soluções para mitigar os efeitos do desdobramento das redes 5G, como filtros feitos sob medida ou LNBs’.
‘Por outro lado, está nossa linha de feeds, tanto fixos quanto motorizados, de foco primário ou tipo offset. Com eles, podemos potencializar as antenas já existentes de nossos clientes, proporcionando-lhes maior flexibilidade ou novas capacidades que se traduzirão em uma operação mais eficiente’, concluiu.