A TV Anhanguera, afiliada da Globo nos estados de Goiás e Tocantins, atualizou recentemente a tecnologia do sistema de cenografia virtual para dois estúdios onde são produzidos os principais produtos da emissora, os jornais regionais da manhã, a tarde e a noite e o Globo Esporte.
Além de precisar um sistema robusto a emissora tinha o desafio de ter uma atualização artística e de vídeo, para que o resultado fosse o mais fiel possível do projetado, explicou à reportagem André Dias Arnaut, CEO da Legado Tecnologia – Agent Brasil Aximmetry.
“Utilizamos a solução Aximmetry, uma plataforma que com mais de 45.000 usuários ativos no mundo e está presente nos 5 continentes e 80 países, que é conhecida por ser um ALL-IN-ONE, uma solução de completa de grafismo, realidade aumentada e cenografia virtual integrada com o que existe de mais desenvolvido artisticamente para cenografia virtual o Unreal, uma engine de game que revolucionou o cinema e agora esta revolucionando as produtoras e broadcasters com produção de conteúdo para entretenimento, esporte e jornalismo”, disse Dias Arnaut.
O executivo explicou que o projeto foi feito para “atender dois estúdios, um totalmente virtual e um que tinha o desafio de ser híbrido, com partes do cenário virtual integrado com a cenografia real, além de elementos em realidade aumentada que pudessem suportar animações que estivessem aparecendo durante os jornais e programas de entretenimento”.
Por outro lado, explicou Dias Arnaut, a TV Anhanguera foi a primeira a implementar no Brasil o sistema que já recebe o iPhone como uma câmera trackeada para que possa ser utilizada ao vivo no virtual, além de ser “umas das primeiras emissoras a utilizar a última versão da Unreal, que trouxe mais realismo e detalhes para os cenários como reflexo, iluminação e texturas mais realistas com os novos avanços das tecnologias de Lumen e Nanite da Unreal”.