A TV Cultura, emissora educativa de São Paulo, começou a utilizar câmeras preparadas para a TV 3.0 nos programas jornalísticos da emissora que vão ao ar com atualização tecnológica. Nelson Faria, diretor técnico da TV Cultura, disse que a mudança tem como objetivo manter-se sempre atualizada e entregar um conteúdo com ainda mais qualidade técnica.
Faria explicou que as escolhidas foram as Grass Valley LDX 135, com resolução 4K e conexão IP, que passam a substituir as câmeras Grass Valley LDX 80, que captam em resolução HD. «Ao investir em tecnologia de ponta como as câmeras LDX 135 para o estúdio de Jornalismo, a TV Cultura se posiciona na vanguarda da inovação tecnológica, garantindo que suas produções atendam aos mais altos padrões de qualidade e estejam preparadas para as demandas futuras da indústria de mídia e entretenimento», comentou Nelson Faria
O diretor de tecnologia da TV Cultura disse, ainda, que com isso, as produções de alta qualidade ganham imagens mais nítidas e detalhadas, com um número de pixels quatro vezes maior se comparado ao Full HD (1080p). “A maior resolução proporciona uma experiência visual mais imersiva e envolvente para o público, especialmente em telas grandes e televisores 4K, sendo totalmente compatíveis com o novo padrão de TV 3.0 que estará disponível a partir de 2025”.
Ele afirmou ainda que o aumento da resolução, também, “permite usar zoom digital sem sacrificar a qualidade da imagem, o que é útil em produções ao vivo e transmissões onde a câmera não pode se mover. Os programas contemplados com essas melhorias são o Jornal da Tarde, Jornal da Cultura, Repórter Eco, Giro Econômico, Opinião, Matéria de Capa e De Olho no Voto”.
Segundo ele, as LDX 135 oferecem diversas vantagens, já que “os sensores avançados melhoram significativamente o desempenho em condições de baixa iluminação, resultando em imagens mais nítidas e com menos ruído. Os aparelhos também permitem a criação de efeitos visuais mais sofisticados, contribuindo para produções mais atraentes e envolventes, adequadas na utilização de novas tecnologias de cenografia virtual. A tecnologia dessas câmeras ainda permite ajustes de profundidade mais precisos, melhorando a qualidade e o realismo das transmissões”.