
Em março último, a Linear Denki, que mudou recentemente de nome – Hitachi Linear – recebeu uma equipe técnica da Globo para validação e homologação de tecnologia inovadora na TV 3.0 em sua fábrica em Santa Rita do Sapucaí (MG), conhecida como o Vale da Eletrônica, a equipe técnica da TV Globo Rio de Janeiro para a aceitação em fábrica dos equipamentos. Essa tecnologia inédita representa um avanço significativo para a TV 3.0, abrindo novas possibilidades de transmissão e eficiência espectral, afirmam os responsáveis do projeto.
Em comunicado, a Linear Denki, afirma que “se trata de uma tecnologia inédita, que até então não estava disponível no mercado, e que agora se torna realidade graças ao trabalho conjunto entre Globo e Linear Denki”. E explica que a implementação do DTV+ exigiu o desenvolvimento de novos algoritmos de pré-distorção digital, técnicas avançadas de linearização e otimização do espectro de transmissão, garantindo maior robustez e eficiência na propagação do sinal.


Durante um dia e meio, os transmissores foram submetidos a testes rigorosos na área de burn-in da Linear Denki, onde foram avaliados parâmetros como MER (Modulation Error Ratio), ACLR (Adjacent Channel Leakage Ratio) e eficiência espectral da modulação MIMO-LDM. Os dois sistemas testados e homologados foram: um transmissor de 1 kW MIMO – LDM – TxID para o site da Pena e outro de 3 kW MIMO – LDM – TxID para o site do Sumaré. Ambos foram projetados para operar na frequência de 273 MHz, dentro da faixa destinada para aplicações DTV+ no Brasil, e como explicado no informe sobre TV 3.0. As estações fazem parte das comemorações da Globo dos 60 anos no ar estarão no ar com transmissão de TV 3.0 a final de abril de 2025. O anúncio foi feito por Carolina Duca, Gerente Sênior de Tecnologia da Globo, durante um keynote realizado pela executiva no SET Sudeste 2025, que se realizou no Rio de Janeiro.
A equipe da TV Globo foi composta por Bernardo Azevedo, Coordenador de Telecom, os engenheiros de soluções Edson Freitas, Vinícius Soares, Elemar Peixoto Santos e Leandra Cézar de Santana, além de Francisco Peres, Consultor de Transmissão e Tecnologias de Broadcasting. O processo teve início com uma reunião técnica para definição dos parâmetros de testes, contemplando aspectos como eficiência energética, desempenho de modulação, linearidade do amplificador de potência e conformidade com as especificações do sistema DTV+.
Com mais de 47 anos de excelência em engenharia, a Linear Denki segue para a próxima etapa do projeto: a entrega, instalação e realização dos testes de aceitação em campo. O futuro da TV Digital já começou, e a empresa reafirma sua posição como referência global no desenvolvimento de soluções tecnológicas para transmissão de alta performance.