
Marcelo Souza, Diretor de Tecnologia para Publicidade (AdTech) da Globo realizou uma Master Class na sede da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) em São Paulo, reunindo um público atento e engajado para discutir a jornada da inteligência artificial (IA) no contexto das pequenas e médias indústrias (PMIs).
O Diretor de Tecnologia para Publicidade (AdTech) da Globo, ressaltou a importância da inovação contínua, e anunciou o lançamento do Globo Ads Studio com IA para PMEs. Essa nova funcionalidade permite que pequenas e médias empresas criem suas próprias peças publicitárias utilizando IA generativa. O processo é simples: ao preencher informações básicas sobre a campanha, a empresa e o call to action desejado, a plataforma sugere criativos em tempo real, garantindo rapidez e eficiência na criação de anúncios.
A IA também desempenha um papel fundamental na verificação da conformidade das peças publicitárias com as políticas da Globo, assegurando qualidade e aderência às diretrizes da empresa. Atualmente, a funcionalidade está disponível para imagens em campanhas display, mas em breve será expandida para a criação de vídeos e planejamento de mídia por IA, afirmou.
No encontro, Souza destacou as principais tendências e desafios dessa revolução tecnológica, enfatizando como a IA está transformando o mercado e a maneira como as empresas operam. O executivo apresentou o impacto da IA na publicidade digital, com destaque para o Globo Ads, a plataforma self-service de anúncios multiplataforma da Globo. A solução utiliza todo o conhecimento sobre o consumidor brasileiro e o amplo alcance dos canais da Globo, incluindo TV aberta, Globoplay, Globo.com e outros produtos digitais, para ajudar PMEs a alcançarem seu público de forma mais eficaz.
Souza abordou, ainda, a Revolução Industrial 4.0 impulsionada por três grandes fatores: a democratização da computação em nuvem, a explosão de sensores e a ascensão da inteligência artificial generativa, que segundo ele, são os elementos que estão remodelando setores inteiros, permitindo que organizações de todos os portes inovem e otimizem seus processos.