Fábio Faria, Ministro das Comunicações de Brasil participou do 3 dia do ABRINT 2021
Na sexta-feira (10/12) fechou em São Paulo, o 12º Encontro Nacional de Provedores, promovido pela Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (ABRINT), com um público de mais de 6 mil pessoas que compareceu aos três dias de evento para conferir junto aos 145 expositores lançamentos de produtos para redes de telecomunicações, novidades relacionadas à conectividade de internet para provedores, atualizações de sistemas, debates do setor e futuro das telecomunicações pós-Leilão 5G que norteou debates no último dia
Devido ao recorde de público e presença de autoridades governamentais, conselheiros da ABRINT afirmaram a reportagem que a entidade celebra o sucesso do retorno ao modo presencial e planeja sua próxima edição em novo local. De fato, a 13ª edição do Encontro Nacional de Provedores, esta programada para os dias 25, 26 e 27 de maio de 2022, no São Paulo Expo. “Nosso objetivo é garantir mais comodidade aos expositores, que contarão com mais espaço para seus estandes, e também ao público, que terá uma agenda ainda mais completa, com mais atividades e eventos paralelos”, adiantou o presidente do conselho de administração da ABRINT, André Felipe Rodrigues.


O terceiro e último dia do 12º Encontro Nacional de Provedores, contou com a presença do Ministro das Comunicações (MCom), Fábio Faria, no painel “O futuro das telecomunicações: o pós-Leilão 5G” o que segundo Wagner Maia, conselheiro da ABRINT e executivo da Federação de Associações e Câmaras de Provedores de Internet da América Latina e Caribe (LAC-ISP), mostra a importância do setor.
Para responsável do MCom, os ISPs são os protagonistas das telecomunicações no Brasil ao levar a internet para os locais mais distantes. E, em sua avaliação, o 5G terá um papel fundamental no desenvolvimento econômico do País. “O 4G conectou pessoas. O 5G vai conectar indústrias”, declarou. Vicente Aquino, por sua vez, destacou os compromissos dos vencedores do Leilão e como a tecnologia terá um papel fundamental para alavancar a educação no Brasil.
Nesse marco, Maia disse a reportagem da Prensario que o mercado esta mudando e “está se reordenando. Com vendas e fusões de pequenos ISPs” ou que no futuro formará grupos regionais maiores e mais fortes. Ele afirmou ainda que na pandemia o tráfego aumentou substancialmente e hoje é possível afirmar que “é 60% maior que em 2019”, e isso fez com que os ISPs tivessem oportunidades, mas também desafios para “manter a qualidade de entrega de banda”.


Outro destaque do dia foi o painel “Substantivos Femininos: Internet, Conexão e Transformação”, mediado por Marina Carvalho (conselheira da ABRINT), Fabiana Arana (partner do BTG Pactual), Elisa Vieira Leonel (superintendente de Relações com Consumidores da ANATEL), Alexandra Sklasky (gestora administrativa da Dbug Internet) e Bruna Mai (gestora do provedor Mais Internet) compartilharam com o público suas experiências de vida e sobre o trabalho da ABRINT MULHER em garantir a representatividade feminina no setor de telecom.
Fechando o evento, o presidente do conselho de administração da ABRINT André Felipe Rodrigues, apresentou o painel “Acesso ao Crédito: Convênio BRDE”. “A ABRINT sempre bate no ponto de que é necessário um fundo garantidor, e no convênio que firmamos com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a P&D Brasil, entramos com o fundo garantidor para operações até R$ 500 mil para os provedores associados, com recursos da Finep e taxa TR + 7% ao ano com 60 meses para pagar e 24 meses de carência. Trata-se de uma ação para fortalecer os nossos associados. Muitos provedores terão mais tranquilidade para fazer os investimentos necessários às suas operações e alcançar o retorno de seus negócios”, afirmou Rodrigues.
TV e streaming
O diretor de Marketing e Distribuição do Grupo Bandeirantes, Newton Suzuki , disse à reportagem que o lançamento do canal de culinária, Sabor e Arte, anunciado pela Prensario em agosto último foi um êxito e hoje já esta na grade das principais operadoras de TV por assinatura do país e se prepara para entrar em Janeiro de 2022 na Sky. Suzuki afirmou, ainda, que a o Grupo “espera lançar mais dois canais de nicho nos próximos meses para somar oferta tanto nos canais de TV fechado como no Bandplay, o App de conteúdos do Grupo”.


TIP Brasil anunciou na ABRINT 2021 que oferecerá o serviço de TV por streaming para Provedores de Internet, a oferta inclui opção de compartilhamento de headend de plataforma, gestão de SeAc e contratos com programadoras, além de apoio operacional e de marketing com opção white label.
Cristiano Alves, Diretor Comercial da TIP Brasil, afirmou à reportagem da Prensario que o TIP TV será “um serviço de TV por assinatura por streaming para ser oferecido pelos provedores de Internet em suas regiões com a sua própria marca e que oferece mais de 100 canais abertos e a la carte, além de 50 canais de música e capacidade de agregar conteúdo regional à grade de programação. Aplicativos on demand também fazem parte da oferta, incluindo FOXPlay, Telecine, Cartoon Network Go, TNT Go, ESPN App, Space Go e Discovery Kids Plus, entre outros”.


Alves, que ainda disse que a empresa se expandiu recentemente para Barcelona, Espanha, onde pretende lançar uma rede de ISP com tecnologia brasileira, oferece “oferece diversas funcionalidades avançadas que permitem uma experiência on demand, entre elas o Network Personal Video Recorder (NPVr) e Catch-Up TV, que armazenar programas em até cinco dias para o assinante ver assistir depois, o que oferece experiência on demand na TV por assinatura, além do Timeshift para pausar e retroceder um programa ao vivo. Estes recursos diferenciam a nossa oferta da TV por assinatura tradicional.
Finalmente a reportagem conversou com Artur Vazquez, CEO da Ole TV, empresa de Florianópolis, Santa Catarina, que apresentou a sua plataforma de streaming de vídeo, que segundo Vazquez é a “primeira plataforma iPTV e OTT 100% desenvolvida no Brasil, sempre respeitando as regras. Nosso trabalho é autorizado pela Anatel, por meio da Outorga SEAC. Assim, podemos ofertar de forma legal o sinal das emissoras de TV aberta brasileiras, como Band, SBT, Record TV e RedeTV, além das principais grupos de mídia internacional. Nossa primeira grade conta com 60 canais”.


Vazquez disse à reportagem que o negócio da Ole TV é B2B com uma plataforma que pode ser utilizada pelos ISP com a marca Ole TV ou white label, “garantizando a qualidade porque temos CDN próprias espalhadas assegurando uma baixa latência”.
WI-FI 6 e fibra óptica


AGORA trouxe a São Paulo a linha de roteadores Wi-Fi AX2 da Huawei que trazem recursos de Wi-Fi 6. A nova linha chega ao mercado brasileiro com suporte para os padrões de rede sem fio Wi-Fi 6 e Wi-Fi 5, e opera com as frequências de 2,4GHz e 5GHz. As velocidades de rede sem fio podem chegar a até 300Mbps em uma rede Wi-Fi na frequência de 2,4GHz e até 1.201Mbps em uma rede Wi-Fi na frequência de 5GHz. “O modelo Wi-Fi AX2 é compatível com a ferramenta Huawei HiConfig, destinada a pequenos provedores de internet (ISPs) para que eles possam configurar de forma massiva diversos dispositivos simultaneamente”, explicou . Douglas Freitas, diretor Comercial da AGORA.
A ALGcom apresentou na ABRINT a sua nova marca, a Sichert by ALGcom, criada para selar a parceria internacional com a Berthold Sichert GmbH, empresa alemã de telecomunicações que em 2023 comemora 100 anos no mercado. Na feira, destaque para a linha de Street Cabinets, “fabricada em compósito de policarbonato especial que proporciona mais de 30 anos de durabilidade, atestando seu diferencial singular. Esta linha se aplica em instalações de fibra óptica, instalações subterrâneas, distribuição de energia, e muitas outras possibilidades. Tanto que um de seus conceitos é Aplicação Multifuncional. Pois também podem ser usados para 5G, Smart Cities e Mobiliário Urbano”, disse à reportagem Andréia Pasquali, gerente de Marketing da ALGcom.
A Raisecom, fabricante global de redes de fibra óptica, anunciou a sua entrada no mercado brasileiro de roteadores residenciais, os modelos Wi-Fi 6 AX 1800 e Wi-Fi 5 AC1200. “São equipamentos adequados ao avanço do trabalho remoto e a novos fatores de consumo, como a popularização da TV sob demanda, streaming de áudio, jogos, conferência e conexões com aplicação em nuvem”, comenta Victor Fila, diretor da Raisecom Brasil,


Fila disse à reportagem que “o objetivo deste lançamento é apoiar os provedores (ISPs) que passaram a oferecer aos assinantes planos de Internet mais sofisticados (contendo serviços Triple Play e Quad Play) com cada vez mais volume de dados. Para estes competidores, o roteador doméstico é visto como oportunidade de novas receitas de vendas, suporte e fidelização do assinante. As opções hoje disponíveis de roteador Wi-Fi doméstico, vendidas pelos prestadores, só são economicamente vantajosas quando compatíveis com a escala das operadoras ou provedores de grande porte. Mas o mercado está exigindo uma revisão dessa lógica”.
A equipe de vendas da Multiway, liderada por Gizele Nisi, diretora comercial da empresa estava satisfeita com os contatos feitos durante os três dias de féria e pela qualidade das conversas. A empresa de Agual, interior de São Paulo apresentou soluções de Data Centers mini data centers, “com infraestrutura completa”, rack edge e outros produtos do seu portfólio.
Realidade Virtual Aumentada (VRA)


A DPR Telecomunicações apresentou a sua solução de VRA, o DPR Training criado para provedores com principal objetivo “educar” e levar o Centro de Capacitação da empresa, criado em 2018, extra muros. “Entendemos que os nossos clientes e os seus trabalhadores precisam de capacitação, por isso criamos no nosso showroom, em parceira com a Universidade FACENS de Sorocaba o VRA como um game e um APP. Ambos para engajar as pessoas e aprender jogando”, explicou à Prensario, Juliana Ramon, gerente de Marketing da DPR Telecomunicações.
“A ideia de gamificação surgiu com o intuito de ser um guia de atendimento. Um guia que sirva ao pessoal que esta na rua para apreender com o APP e o VRA de uma forma lúdica, mas se preparando para os desafios do mercado”, comentou Juliana e disse que a empresa apresentou ainda a solução de turn key, que possibilitará ao cliente crescer de forma estruturada e com alta produtividade da rede.

