Saltar al contenido

ABRINT 2024: Mercado das ISPs continua crescendo e com cada vez mais opções de serviços SVA para os seus clientes

O segundo dia da 15ª edição do Encontro Nacional ABRINT (Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações), teve um Transamerica Expo Center, lotado de visitantes, com palestras cheias e plenários completos.

Com mais de 22 mil m2 de área de exposição (contra 16 mil m2 em 2023), o Encontro Nacional ABRINT 2024 conta com 208 expositores, os destaques no plenário foram a sessão: ‘Espectro: como democratizar o acesso e ampliar a competição?”, que teve a presença de Vinicius Caram, Superintendente de Outorga e Recursos à Prestação da Anatel; Raul Katz, fundador da Telecom Advisory Service LLC; Esteban Lescano, diretor da Comissão Jurídica e de Políticas Públicas da CABASE, Martga Suarez, presidente Dynamic Spectrum AllianceCristiane Sanches, líder do Conselheiro de Administração Abrint; Guiseppe Marrara, Head de Relações Públicas América Latina da Cisco; e Samuel Possebon, diretor-Geral da Teletime. 

Ainda, nos espaços abertos, destaque para a conferência de ABOTTs, Associação Brasileira de OTT que participou da sessão: ‘Monetização no streaming: os casos de sucesso dos ISPs’, e teve a participação da presidente da Abotts, Yassue Inoke; Sergio Mancera, CEO da NxTVAlexandre Viana, diretor de plataformas da Abotts; e a moderação de Evandro Varonil da Abrint.

Novidades
A Zapping faz a sua apresentação na Abrint. A plataforma com mais de 200 mil clientes no Chile e no Peru chegou recentemente ao Brasil. Carlos Reis, Head de vendas da Zapping Brasil disse à reportagem que a empresa está entregando ‘ao provedor de ISP uma plataforma com funcionalidades que bem oferece. Os nossos benefícios no modelo SeAC passam por não ter necessidade de headend do provedor, não tem custo e logística de equipamento nem restrição de praça por causa do SeAC. Além de ter a possibilidade de distribuição SVA para pacote Lite+‘.

Reis explicou que a empresa trabalha com dois pacotes, um de mais de 50 canais e outro de mais de 80, ‘com todas as afiliadas da Globo regionalizadas, além de canais da Disney, Discovery, tudo funcionando com DRM interno no sistema’. Ele ainda referiu que no Brasil a estratégia é diferente, já que nos outros países além de B2B, eles operam em B2C.

CDNTV apresenta uma plataforma que, segundo Charles Paz, subgerente comercial da CDNTV, entrega a ‘melhor TV Digital para provedores de internet com mais de 150 canais, que pode ser integrada a opção de VoD com um interessante catálogo e como é white label, pode ser uma opção de reforço de marca para o ISP’.

Segundo Paz, ainda, o provedor pode incorporar um canal próprio a plataforma onde ‘crie conteúdos e os disponibilize a todos os usuários aumentando o alcance da marca e pode turbinar a oferta com canais A La Carte, tudo de forma escalável’. 

Outra forma de oferta de streaming ao vivo na Abrint 2024 é a oferta da Hispasat que demonstrou a sua plataforma Wawe OTT Plus, um serviço marca branca, que inclui uma plataforma personalizável que ‘permite aos ISPs ter TV online ao vivo e conteúdo premium v, explicou à reportagem Sérgio Chaves, diretor comercial Brasil da Hispasat. Chaves disse que a plataforma desenvolvida pela Nagra «nosso parceiro permite que o ISP tenha sua própria plataforma com conteúdos licenciados, tanto os lineares como os VOD’.

Youcast demonstra na Abrint a plataforma Yplay, uma plataforma de streaming everywhere que pode ser utilizada em diferentes devices, incluído a Roku. A plataforma IPTV/OTT para operadores com + de 500 usuários, não precisa de investimento em Headend, e ainda fornece Canais de TV lineares, filmes e séries em formato VOD, Aplicativos para múltiplos dispositivos com marca própria do operador, além de diversas tecnologias em sua utilização como play & pause e até voltar programação ao vivo, recomendação de conteúdo e ações de marketing segmentadas, explicou a reportagem Raul Faller, CEO da Youcast.

Na outra ponta, no hardware para operadoras, a Skylane Optics, empresa belga de capital norte-americano com fábrica em Campinas, interior de São Paulo, apresenta módulos de portas de switchers fabricados em Campinas que se definem como ‘portas de hardware com software customizado’, disse à reportagem Marcos Takanohashi, presidente da empresa no Brasil.

Takanohashi, de longa experiência no mercado de telecomunicações, explicou que ‘o diferencial de estas portas é que ao serem customizáveis permitem ao cliente adaptá-las a diferentes necessidades onde a compatibilidade é fundamental’.

Campsoft se consolida no mercado com maior expansão de portfólio, com mais de 40 produtos em streaming, seja como em integrações junto a provedores, além de seu modelo diferenciado de negócios e consultorias exclusivas, possibilitando ao provedor novas composições jurídicas e financeiras aos seus negócios.

Camps afirma que o novo momento das ISPs passa por aumentar os serviços de SVA (Serviço de Valor Agregado), por isso, explicou que ‘na última edição da ABRINT tivemos a possibilidade de receber os nossos clientes consolidados e abrir novos parceiros, já com fechamento de negócios no local, além de prospecções a curto, médio e longo prazo. A Abrint é sempre um ponto importante de relacionamentos e negócios concretos’.

Continue lendo aqui

Corresponsal en Brasil, Fernando Moura

Otras Noticias