
A TV Globo comemora 60 de vida no dia 26 de abril, marcando seis décadas de história e inovação no audiovisual do Brasil. Com mais de 7.500 horas de conteúdo por ano, feito por brasileiros para brasileiros, a TV Globo reafirma sua vocação de contar histórias que unem milhões de pessoas diariamente, promovendo encontros em torno de uma programação gratuita, relevante e de qualidade.
“A TV Globo não é mais a mesma, a televisão não é mais a mesma, porque a gente também não é mais o mesmo. Nem a sociedade ou o país. Essa sintonia com a sociedade, o andar junto, é o que dá a natureza de uma televisão aberta, gratuita e que chega a todo o país. A tecnologia mudou completamente e a Globo do futuro já está aqui. É a Globo que está no seu celular, que é streaming, on demand. A Globo está em todo lugar, onde o consumidor estiver. E esse é um aspecto muito importante da TV do futuro, que vai ganhar novos contornos com a chegada da TV 3.0, adicionando novas camadas de customização”, destaca Amauri Soares, diretor dos Estúdios Globo, TV Globo e Afiliadas.
Um dos destaques da celebração será a posta em funcionamento das duas LightHouses (pequenas estações) para começar a transmitir no fim de abril a partir da torre do Sumaré e a Penha no Rio de Janeiro. As estações fazem parte das comemorações da Globo dos 60 anos no ar. A primeira terá um transmissor de 3 kW e a segunda de 1KW, ambos compatíveis com a norma, tendo incorporadas a tecnologia Mimo, IDTx, junto com antenas MIMO de 300 MHz. O anúncio foi feito por Carolina Duca, Gerente Sênior de Tecnologia da Globo, durante um keynote realizado pela executiva no SET Sudeste 2025, que se realizou no Rio de Janeiro.
A celebração contará com 60 horas de programação especial – entre 25 e 28 de abril – que vão percorrer o passado, o presente e o futuro da televisão, em um fim de semana repleto de homenagens que convidam o público a viver momentos inesquecíveis.
“A TV Globo está em festa em abril. A celebração acontece ao longo de todo o mês, mas a comemoração principal é no último final de semana de abril. Em 60 horas de uma programação especial, cada conteúdo vai celebrar dentro do seu próprio DNA. A ideia é que nessas 60 horas o conteúdo seja complementar, no entretenimento, no jornalismo, esporte, dramaturgia e até nos filmes”, conta Leonora Bardini, diretora executiva da TV Globo.
Diferentes espaços dos Estúdios Globo mostrarão um pouco mais do que é a casa da Globo no dia do seu aniversário. “A Globo cria encantamento e, por isso, os Estúdios Globo serão também palco dessa grande festa, que terá espaço para a dramaturgia, para o humor, para variedades, para o esporte e para o jornalismo”, complementa Monica Almeida, diretora de gênero.