Saltar al contenido

Basilio Rodríguez da ABRINT: O desafio da conectividade bem-sucedida no Brasil

Basilio Rodríguez Pérez

Conforme comentou em sua última reportagem com a prensariozone, Basilio Rodríguez Pérez, da ABRINT (Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações), e presidente da Associação Latino-Americana e do Caribe de ISPs (LAC-ISP), o mercado de ISPs (Internet Service Providers) Serviços de Internet) continua a crescer no país.

De fato, o país possui cerca de 20.000 ISPs dos mais diversos portes que prestam serviços, mas ‘pouco mais de 10.000 dessas empresas possuem licença da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para prestação de serviços de telecomunicações, as demais atuam com isenção desta licença devido ao número de clientes que atendem

Basilio referiu-se no painel ‘Reguladores da região: boas práticas para o desenvolvimento da Internet’ do Internet Day deste ano, sobre os avanços no Brasil: onde existem cerca de 20.000 provedores com mais de 50% do mercado de Internet. Ele disse que a assimetria regulatória é importante. As licenças hoje custam US$ 80, em comparação com US$ 9.000 antes.

Há também um comitê de pequenos fornecedores e no leilão de 5G houve uma parte reservada para pequenas empresas em relação às três grandes. Rodríguez destacou a liberação da frequência de 1200 mhz para Wifi6, seu uso externo está sendo estudado e os custos de importação dos equipamentos para isso foram reduzidos.

Questionado pelo Prensario, concordou que é uma história de sucesso que pode ser replicada em outros países. Se não tivesse sido feito, metade dos usuários hoje não teria internet no Brasil. Algo semelhante aconteceu na Colômbia, além de reduzir o custo dos postes, algo que não aconteceu no Brasil.

Otras Noticias