Nos últimos anos, os proprietários de plataformas de streaming enfrentaram desafios para manter o ritmo de investimento. Isso aconteceu, ao mesmo tempo, que se reafirma a relevância da TV aberta em todo o mundo. O Brasil, com a força histórica de seus canais abertos, com Globo na frente, está levando-o à sua melhor expressão para o futuro. É notável que os Jogos Olímpicos Paris 2024 e o Rock in Rio continuem na TV aberta.
De fato, o mercado brasileiro tem tido, ao longo do tempo, marcos importantes não isentos de polêmicas como a Lei do SeAC de 2011, reeditada em 2024, que proibiu grandes emissoras como a Globo de possuírem redes próprias de distribuição, incentivando as empresas de telecomunicações como a Claro a liderar o mercado de TV por assinatura. Essa situação mudou com a crescente relevância do streaming, onde o Globoplay – nascido em 2015 – permitiu que o Grupo Globo esteja novamente em todos os lugares, e que pode ser fundamental na transição para a TV 3.0, à qual dedicamos uma reportagem específica. A evolução de sua plataforma, que incluiu todos os canais da Globosat, e a integração com outros serviços de streaming gerou um verdadeiro hub de conteúdos. Nesse contexto, o seu diretor de Estratégia e Tecnologia da Globo, Raymundo Barros, também presidente do Fórum do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre (SBTVD) afirmou que os canais da nova TV 3.0 passarão a ser um aplicativo. Os demais canais abertos —a Record com o Play+ o SBT com SBT+ atualmente em beta – também estão lançando os seus serviços com o objetivo de alcançar novos públicos. Como será analisado no PayTV Fórum e no SET EXPO, hoje é essencial o uso inteligente de dados e de CTVs, que, segundo o Kantar IBOPE, já têm uma penetração de 59% no mercado brasileiro.
Panorama do consumo de TV e streaming com os 20 mil ISPs
Nesse contexto, é importante observar o lugar ocupado pelos canais FAST ao longo desta etapa, que no Brasil alcançam posição de destaque com serviços como PlutoTV e Samsung TV Plus, setor no que Globo esta avançando com o lançamento de 6 sinais próprios nos últimos meses e SBT e Band acompanham de perto com lançamentos de sinais próprios.
Também é relevante destacar a importância na distribuição de vídeo no país dos novos ISPs (Internet Server Providers), onde mais do que em qualquer outro país, com mais de 20 mil – em toda a América Latina são 50 mil – e com grande potencial para o mercado de vídeo em um futuro próximo.
A principal entidade é a Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (ABRINT), cujo presidente, Mauricélio Oliveira, disse à Prensario que o processo que fez com que a licença para fornecer internet no Brasil passasse hoje de US$ 20 mil para US$ 150, seja a distribuição de sinais. Portanto, é provável que esse número continue a crescer, embora a chamada “guerra da Internet”, que ocorre em muitos países deixe muitos deles no esquecimento. Outros canais abertos como Record, SBT e RedeTV continuam desenvolvendo a sua JV Simba para que os ISPs tenham seus sinais lineares no seu line-up. A Band também lançou seu novo canal, Novo Brasil.
Brasil: TV Aberta/Paga vs. Online segundo dados da Kantar IBOPE
Conteúdo em vídeo alcança 99,63% da população brasileira, afirma a edição 2024 do Inside Video, produzido pela Kantar IBOPE Media. Em 2023, o consumo de vídeo em diferentes formatos alcançou 99,63% da população brasileira. Na média diária, 5h14min foram dedicadas a televisão linear (TVs aberta e paga), enquanto 2h23min foram desfrutadas por meio de plataformas de vídeo online.
O vídeo se posiciona como elemento capaz de se adequar a cada contexto e tela, consolidando-se como um formato multiplataforma, assim, explica o share do consumo total de vídeo em 2023 foi de 74,3% na TV linear, e 25,7% no vídeo Online. Mas a TV linear continua forte e «é dona de um lugar de destaque nas casas e permanecerá por muito tempo assim, adaptando-se aos avanços tecnológicos e gerando conversas que se desdobram para outros meios. O alcance da TV Linear em 2023 foi de 99,2%.
O informe afirma ainda que «a TV/CTV vem conquistando cada vez mais espaço nos lares brasileiros, integrando a potência e escala do conteúdo audiovisual com a contextualização e a segmentação do meio digital. De 2017 a 2023, a penetração da TV conectada cresceu 33 pontos percentuais».
Según las tablas de 2022 de Kantar IBOPE, si sumamos el consumo de TV abierta y TV paga —especificado a continuación—, alcanzan el 79%, frente al 21% del video online. El consumo exclusivo de TV lineal es del 32%, contra el 13% del consumo exclusivo de video online.
De ese 21% online, con un alcance superior al 60% de la población brasileña y el 40% con más de dos plataformas —unos 20 millones de suscriptores—, el 14.71% es de YouTube; el 4.38% de Netflix; el 0.78% de Globoplay; el 0.51% de Amazon Prime; el 0.36% de HBO Max; el 0.22% de Disney Plus; el 0.18% de Twitch; y el 0.20% restante de otros.
Novas regulamentações da ANATEL e nivelamento de mercado
Durante 2024, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) do Brasil tomou medidas para equilibrar as condições de concorrência entre TV paga e plataformas de streaming. Segundo Carlos Magariños, diretor de Relações Exteriores e Estratégia Global da VrioCorp, a decisão da Anatel é “histórica”, permitindo uma concorrência mais equitativa e reconhecendo a convergência total entre os diferentes tipos de serviços de vídeo.
A agência reclassificou a SKY Brasil como operadora de pequeno porte (PPP), o que poderia abrir portas para benefícios regulatórios, especialmente em termos de obrigações de qualidade e direitos do consumidor.
Esta decisão é significativa num mercado onde a TV por assinatura tradicional representa menos de 13% do total de acessos de TV, segundo dados da Anatel. A participação da Sky no mercado total é inferior a 5%, e a da Claro é um pouco maior, de 5,62%.