Appear demonstra, em Las Vegas, soluções customizadas para o mercado brasileiro com o objetivo de continuar o seu processo de expansão. Entre os principais produtos, destaques para soluções de ultra baixa latência, segurança IP, compressão de sinais e equipamentos para contribuição e distribuição de TVRO
O Brasil se encontra em um processo de migração dos sinais de banda C para banda Ku acelerados pela chegada do 5G. Assim, e após a decisão da Anatel de utilizar o satélite Star One D2 que está na Posição orbital de 70W, para que os sinais de mais de 200 canais de TV aberta sejam distribuidos no país abriu uma oportunidade de negócio para a Appear, explicou à reportagem Bruno Targino, Gerente Regional de Vendas da Appear no Brasil.
Targino disse que neste momento de migração para TV Digital no Brasil, a Appear conta com soluções customizadas que podem ajudar aos radiodifusores, teleportos, telcos e provedores de conteúdo. ´Para recepção de sinais da TV Digital, temos módulo de demodulação ISDB-Tb atendendo diversos projetos de distribuição de conteúdo pelas geradoras. Para TVRO (TV Received Only), principalmente na parte de modulação satélite, nossa solução consegue receber com um único módulo, sinais de várias portadoras/satélites e prepara os sinais para subir também em vários satélites. Esta solução é usada nos principais Teleportos no mundo e pode ser uma solução robusta para a demanda brasileira de TVRO´.
Ele disse que estas soluções serão demonstradas na NAB 2022, onde a equipe da Appear para América Latina estará presente. O executivo disse ainda que outro dos diferencias que a empresa com sede em Oslo, Noruega, pretende apresentar na edição presencial da NAB é a possibilidade de customização e criação de projetos diferenciados. Para isso, Targino afirmou que ´como as soluções da Appear são baseadas em Hardware (chassis) e Software com módulos/cartões desenhados para diversas aplicações, como recepção de sinais, processamento de áudio e vídeo, encriptação, multiplexação, modulação e transmissão para redes próprias, internet ou cloud, estas soluções se encaixam na realidade das empresas brasileiras, pois possibilitam maior economia na implementação, planejamento financeiro do projeto e suporte em português´.
O executivo disse ainda que todas as soluções da Appear são modulares, o que possibilita alta flexibilidade, podem ajustar-se aos projetos e demandas dos nossos clientes. ´Para o mercado brasileiro temos a solução para DSNG (Digital Satellite News Gathering) que com apenas um RU podemos equipar a unidade de transmissão com modulador, demodulador, encoder, decoder, scrambling, descrambling, entradas/saídas HD-SDI, ASI e IP podendo, simultaneamente, transmitir e receber conteúdos pela internet via SRT ou ZIXI´.
Em termos de novidades para esta edição da NAB, Targino se referiu àprodução remota. ´Com soluções mais densas e eficientes em termos de consumo de energia e espaço em rack, além de entregar a menor latência fim-a-fim, os equipamentos da Appear trabalham com codificação da mais alta qualidade, transmitindo através de redes gerenciadas ou não gerenciadas usando SRT “Secure Reliable Transport” ou ZiXi, com segurança adequada e largura de banda mínima. A nossa solução pode operar com os codecs H.264, HEVC, AVC, JPEG 2000 ou JPEG XS (2110, 2022 ou TS). Destacando que o usuário pode escolher o backplane de alto desempenho da Appear que torna a solução tolerante a falhas atendendo às demandas mais críticas de produção remota´.