Voltando ao formato presencial, começou esta quarta-feira (8/12) em São Paulo o 12º Encontro Nacional de Provedores, promovido pela Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (ABRINT).
A feira acontece de 8 a 10 de dezembro no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, após o período de isolamento social provocado pela pandemia da Covid-19, que impossibilitou a realização presencial em 2020.


A edição 2021 abordará os temas mais importantes da agenda governamental, como compartilhamento de infraestrutura (postes e redes neutras), e assuntos relevantes para mercado, como expectativas para o 5G, reforma tributária e fusões e aquisições. Além disso, a ABRINT preparou mais uma edição do Workshop ABRINT Mulher, um movimento associativo empresarial, organizado por mulheres, com o objetivo de estimular as melhores práticas de gestão e fortalecer a participação das mulheres no setor de Telecomunicações.
Alessandra Lugato, Diretora-Executiva da ABRINT, disse à reportagem que ‘2020 foi um ano de crescimento para o mercado brasileiro de telecomunicações, com as mudanças de hábitos geradas pelo isolamento social que demandaram maior capacidade de atendimento e eficiência das empresas do setor. E 2021, foi marcado pelo Leilão do 5G, cujo edital a ABRINT participou ativamente de todas as etapas da discussão com a Anatel, o TCU e o Congresso Nacional. Agora, precisamos discutir o que está por vir e, por isso, seguimos firmes em nosso compromisso de levar cada vez mais conhecimento e networking para todos os provedores de internet. Para compensar todo esse tempo em que ficamos longe, ampliamos nosso espaço de evento, oferecendo mais comodidade para o credenciamento, um terraço que servirá como área de convivência e algumas novidades’.


No inicio da tarde foi realizada a abertura oficial do evento. No seu discurso de abertura, André Felipe Rodrigues, presidente do Conselho de Administração da ABRINT, destacou os desafios atuais vivenciados pelo setor, como a necessidade da reforma tributária, a regulamentação dos postes e a transformação digital vivenciada ao longo da pandemia. Entretanto, Basílio Perez, Presidente da Federação de Associações e Câmaras de Provedores de Internet da América Latina e Caribe (LAC-ISP) e conselheiro da ABRINT, disse que o trabalho desenvolvido pelo LAC-ISP em prol da integração de organizações representativas de provedores de Internet e seus associados tem sido importante para o setor. Falando do Brasil, Perez disse que ‘após dos anos muito duros, haverá fusões e aumento de crescimento. Todo o mundo vai ter espaço para crescer’.
No painel «O que vivemos, como estamos e para onde vamos?«, os conselheiros da ABRINT e empresários Basílio Perez, Liandro Carniel, Wardner Maia, Aristóteles Dantas, Everson Mai e Sidnei Batistella relembraram o começo de suas trajetórias no setor, falaram das expectativas dos clientes e dos desafios no começo da prestação dos serviços e no momento atual e trouxeram para os congressistas as perspectivas futuras pós-Leilão do 5G. Moderados por Tiago Melo, empresário e conselheiro da ABRINT, os palestrantes destacaram a importância de se manter a proximidade com os clientes, que esperam, com o advento do 5G, mais conectividade, mais estabilidade e um serviço com cada vez mais qualidade.


A palestra «Gestão 4.0«, com o empresário Bruno Nardon, fundador e mentor do G4 Educação, foi marcada pela interação com o público e o debate de estratégias de apoio aos gestores em suas jornadas de transformação. Considerado um expert em growth hacking, Nardon compartilhou com o público do evento suas experiências na avaliação de negócios e na definição das estratégias de crescimento destes.
Com moderação de Breno Vale, Conselheiro da ABRINT, o painel “A nova realidade das fusões e aquisições”, contou com as participações de Droander Martins, CEO da VISPE Capital, Leonardo Moura, Sócio da XP Investimentos, Dr. Paulo Henrique da Silva Vitor, sócio administrador do Silva Vitor, Faria & Ribeiro Advogados Associados, e Valder Nogueira, diretor de Investment Banking do Santander.
Expositores animados como a retomada
As empresas que participam com stands no evento se mostraram otimistas com o crescimento do mercado e apresentaram lançamentos de produtos para redes de telecomunicações, novidades relacionadas à conectividade de internet para provedores, atualizações de sistemas, entre outros. Entre os destaques do primeiro dia, a nova solução da Furukawa que facilita a instalação de redes ópticas em prédios com limitações na infraestrutura. A nova MDU!Grow, voltada à instalação de redes ópticas de acesso em edifícios – especialmente os que apresentam limitações em sua infraestrutura.
Marcelo Cruz, da área de Engenharia de Produtos Broadband da Furukawa, disse que ‘a solução MDU!Grow é indicada para edifícios antigos com dutos congestionados, ou para prédios novos, porém com limitação de infraestrutura’. Entre as vantagens da nova solução, ele destaca a caixa de emenda interna (CEIP) de tamanho compacto, que é fornecida completa (com splitters balanceados ou desbalanceados) e dentro do conceito selado e plug and play. ‘Isso significa economia de espaço no quadro de distribuição, devido ao tamanho reduzido, e que não há fusão para aplicação interna, o que traz ganho de tempo na instalação’, explicou.


A OIW Telecom aproveitou a ABRINT para anunciar novos executivos e desta forma suportar expansão do mercado de ISPs. Assim, a empresa trouxe a feira a Patrick Castro e Jalles Vides, já que com a sua contratação, ‘visa sintonizar o portfolio às novas demandas do mercado em expansão às vésperas do 5G’. No estande, a empresa exibe estrutura operacional reformulada para 2022, incluindo reforços no suporte, vendas, logística, presença regional e estratégia de produtos. ‘Para a recém-criada gerência de Novos Negócios e Produtos de FTTH, a OIW contratou o tecnólogo em redes e telecomunicações Patrick Castro. Em função análoga, mas voltada para a Infraestrutura de Redes e Telecom, o novo gerente é o também tecnólogo Jalles Vides’.


A TP-Link apresentou ao mercado brasileiro na Abrint EAP660 HD, um roteador que possui a mais recente geração de redes sem fio, o Wi-Fi 6, e garante transmissões velozes que totalizam 3550 Mbps. Além disso, as tecnologias OFDMA, Uplink & Downlink e MU-MIMO possibilitam conexões de alta densidade com múltiplos usuários. ‘O dispositivo chega a velocidades quatro vezes mais rápidas se comparadas ao padrão anterior, o que assegura maior desempenho. Um dos diferenciais do aparelho é o gerenciamento centralizado, sendo compatível com switches e gateways’, explicou Nelson Ito, Diretor de Desenvolvimento de Negócios ISP e SMB da TP-Link no Brasil.
Ito disse que o dispositivo de Wi-Fi 6 Ultrarrápido alcança 1148 Mbps simultâneos em 2.4 GHz e 2402 Mbps em 5 GHz totalizam velocidades de Wi-Fi de 3550 Mbps; com conectividade de Alta Densidade até com 4 vezes mais capacidade para conectar mais dispositivos simultaneamente; e integrado ao Omada SDN, o que permite ‘Provisionamento Zero-Touch (ZTP), gerenciamento centralizado em nuvem e monitoramento inteligente’.