O maior congresso da indústria audiovisual da América Latina reunirá congressistas de todo o mundo de 7 a 10 de agosto para discutir o estado da arte do setor. A edição de 2023 destaca AI, XR, produção remota e TV 3.0.
A edição de 2023 do Congresso SET EXPO tem como foco as principais agendas e temas da indústria audiovisual e é dividida, como nos anos anteriores, em trilhas de conteúdo. As trilhas escolhidas deste ano são TV 3.0, Conectividade, Inovação, Negócios, Produção, Rádio, Regulatório, Segurança da Informação, Consumo de Mídia, Full Connect e Academic.
Mais de 1.500 especialistas da indústria e da academia participarão de cerca de 60 palestras no Congresso SET EXPO 2023, discutindo o futuro, tendências e novas tecnologias de mídia para criação, produção, distribuição e consumo de conteúdo audiovisual.
Televisão 3.0
Um dos destaques do Congresso SET EXPO 2023 serão os próximos passos da TV 3.0, que marcará uma nova fase na transmissão de canais abertos no Brasil, trazendo a nova geração da televisão digital. Os avanços incluem qualidade de imagem e som aprimorada com vídeo de alta qualidade em 4K, HDR (High Dynamic Range), codificação de vídeo moderna e mais eficiente, áudio imersivo e personalizável e recursos de acessibilidade aprimorados.
Luiz Fausto, Coordenador do Módulo Técnico do Fórum SBTVD —e moderador do painel TV 3.0: Fique ligado na Revolução Tecnológica que está por vir—, explica que haverá um upgrade completo da atual tecnologia da TV Digital. O Fórum SBTVD, com apoio do Ministério das Comunicações, da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e de um grupo de 90 pesquisadores de sete universidades, está realizando testes e pesquisas, desenvolvendo especificações e demonstrando o novo sistema.
Sérgio Eduardo Di Santoro Bruzetti, Assessor de Planejamento de Engenharia da Record TV e Coordenador do Módulo de Mercado do Fórum Brasileiro de TV Digital Terrestre (SBTVD), destaca que esta nova geração proporcionará maior sinergia entre os conteúdos, sejam eles produzidos para TV ou para Internet .
Novas Políticas Setoriais para a Indústria Audiovisual Brasileira
Um dos temas de destaque é a regulamentação das políticas públicas do setor audiovisual brasileiro, que passa por grandes transformações com a introdução de novas tecnologias, a regulamentação de novas plataformas e a inteligência artificial. As discussões na SET EXPO deste ano irão abranger diversidade, empatia e inclusão.
A atual estrutura regulatória e legal aplicada à radiodifusão brasileira é substancialmente mais rígida do que para plataformas digitais. Encontrar um novo equilíbrio que englobe a transmissão tradicional e as plataformas online é crucial para o desenvolvimento da TV 3.0 e para garantir uma concorrência justa para esse novo meio.
Distribuição de Streaming
A distribuição de conteúdo por streaming é atualmente um tema quente, e o Congresso abordará a conectividade rápida e robusta e a chegada dos canais lineares FAST. O evento apresentará inovações e avanços tecnológicos na distribuição de conteúdo para garantir a satisfação do usuário, melhoria de desempenho e retenção de público.
As palestras explorarão as complexas redes de comunicação envolvidas na entrega de conteúdo, com foco na conectividade, e como a tecnologia de ponta alavanca os negócios de distribuição de conteúdo.
Carolina Duca, gerente sênior de tecnologia da Globo e moderadora do painel do Congresso SET EXPO, destaca que várias empresas recém-surgidas estão experimentando com sucesso o modelo de distribuição por streaming. Ela cita como exemplo o Pluto TV, app que oferece acesso gratuito a diversos canais lineares para todos os gostos.