A Vrio assinou um acordo para comercializar o serviço de Internet Satelital da Amazon, conhecido como Projeto Kuiper, na América do Sul. Este serviço será distribuído através da DirecTV na Argentina, Uruguai, Chile, Peru, Equador e Colômbia, e da Sky no Brasil, ampliando o portfólio da Vrio, que já inclui TV Satelital, TV por streaming e Internet por fibra óptica para o lar (FTTH).
Anunciado por Darío Werthein, Presidente da Vrio, em abril de 2023, o Projeto Kuiper utilizará uma constelação global de mais de 3.000 satélites em órbita baixa (LEO) e seu lançamento comercial está previsto para 2025. A Vrio e a Amazon iniciarão as demonstrações do serviço no final do ano.
O serviço promete baixa latência e alta velocidade, oferecendo cobertura nacional mesmo em áreas onde as opções tradicionais de conectividade, como fibra óptica ou conexão sem fio fixa, não são viáveis devido aos custos. Este projeto visa fornecer conectividade à Internet acessível e de alta velocidade para uma região com aproximadamente 383 milhões de pessoas, das quais 200 milhões ainda não têm acesso à Internet, segundo estimativas do Banco Mundial.
Panos Panay, vice-presidente sênior de Dispositivos e Serviços da Amazon, destacou que o «Project Kuiper» é uma oportunidade para impactar positivamente a vida de milhões de pessoas que não têm acesso à Internet de banda larga confiável, permitindo-lhes participar de atividades essenciais como educação, comércio e entretenimento online. Rajeev Badyal, vice-presidente de tecnologia e diretor do Project Kuiper, sublinhou que o objetivo do projeto é oferecer banda larga rápida e acessível em áreas de difícil acesso, e que a parceria com a Vrio faz parte do compromisso de trabalhar com provedores regionais para alcançar essa meta na América do Sul.