A empresa lançará em Las Vegas o seu sistema de compartilhamento de conteúdo, monetização e sistemas de micropagamentos via Blockchain, e o seu módulo de indicação de conteúdo baseado no consumo de usuários, na sua primeira participação na NAB.
Edmar Moraes, co-fundador da Futura Produções, disse à reportagem que a empresa deslocará, pela primeira vez, uma equipe de desenvolvimento de negócios como parte da sua estratégia de internacionalização, e que demonstrará a parceiros e futuros clientes, o GIFT VOD, uma solução desenvolvida com tecnologia escalável baseada em microserviços.
Moraes afirma que a solução é inovadora porque permite um serviço de OTT ofereça aos seus assinantes a possibilidade de compartilhar conteúdo com outros usuários, fazendo que eles operem como um canal de microdistribuição e possam monetizar o compartilhamento entre assinantes e não assinantes usando Blockchain.
A ideia, disse o executivo, é que as plataformas possam “ter uma nova forma de monetização e consumo de conteúdo, através de canais de distribuição que os seus próprios fãs e usuários criem, por meio de um conceito que utiliza diretamente o aplicativo da plataforma OTT. A plataforma pode ser um incentivo para que por meio de NFTs ou outro tipo de mecanismos se realizem trocas de Tokens”.
O microserviço desenvolvido in-house pela Futura pode estar no fluxo do assinante de uma plataforma OTT ou não. “Quando é um usuário que não é assinante, é possível compartilhar conteúdo e notificar via Discord, email, Instagram, SMS, WhatsApp, dentre outros, porque a não é preciso instalar o aplicativo, mas a plataforma retém a informação para, que posteriormente, se trabalhe uma possível conversão do usuário receptor do conteúdo”.
Moraes disse, ainda, que a empresa apresentará o Módulo de Indicação de Conteúdo baseado no consumo e perfis de Inteligência Artificial (IA). O Módulo, explicou, permite “ensinar a máquina a gerar um playlist mais inteligente de acordo com os hábitos e não através de recomendações erradas. Potencializamos a «inteligência» da máquina através da inteligência do usuário”.