Saltar al contenido

Eduardo Lopez de Google Cloud:  Ferramentas de IA com destaque da IA multimodal

Eduardo Lopez de Google Cloud

Para o presidente Google Cloud América Latina, Eduardo Lopez, um dos pontos fortes de 2025 será o aumento na utilização de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) nas suas diferentes versões, com destaque para a adoção de IA multimodal, uma tecnologia que “está evoluindo para processar e integrar dados de várias fontes, como imagens, vídeo, áudio e texto. Isso reflete o aprendizado humano e aprimora a compreensão contextual, levando a resultados mais precisos e personalizados. Na área da saúde, por exemplo, ela pode analisar registros médicos, dados de imagem e informações genômicas para medicina personalizada”.

Segundo escreve Lopez, outro ponto alto deve ser a utilização de agentes de IA para automação. Segundo ele, “os aplicativos de IA estão se tornando agentes sofisticados, capazes de gerenciar fluxos complexos de trabalho, automatizar processos e dar suporte a funcionários. Eles podem aumentar a produtividade, especialmente para aqueles com menos experiência, automatizando tarefas administrativas importantes e liberando tempo para atividades de maior valor”. Ele disse, ainda, que “recentemente, o Google revelou o Agentspace, um poderoso assistente de IA conversacional definido para revolucionar a forma como interagimos com essa tecnologia”.

Por outro lado, mas sempre entendo a importância das ferramentas de Inteligência Artificial, por exemplo, na segurança, onde “está se tornando uma ferramenta poderosa para profissionais de segurança, reforçando defesas, identificando ameaças, aliviando o trabalho manual e acelerando as respostas. Ao potencializar medidas de segurança, você pode ver identificação e resposta mais rápidas a ameaças e custos reduzidos associados a violações de dados”.

Ainda, refere “a busca assistida, a maneira como descobrimos informações está mudando da simples recuperação para a criação de conhecimento. Novos recursos de busca integram imagens, áudio, vídeo e prompts de conversação para fornecer resultados mais ricos e intuitivos. Isso pode reduzir os encargos administrativos e melhorar as experiências de aprendizagem para profissionais”.

Tudo isso, pensando no desenvolvimento de plataformas prontas para IA. “As organizações estão reavaliando suas estratégias de plataforma para garantir que possam suportar cargas de trabalho de IA. As plataformas modernas devem ser otimizadas para IA, permitindo desenvolvimento e implantação mais rápidos de soluções de IA, ao mesmo tempo em que maximizam os retornos sobre o investimento”, finaliza.

Otras Noticias