A Paramount tem avançado em 2022, tanto no Brasil como no exterior com a expansão global do Paramount+ e da Pluto TV, disse Fabricio Proti, SVP de Ad Sales Multiplataforma Latam & Country Manager Brasil da Paramount, no PayTV Fórum 2022.
No evento realizado em São Paulo, no início de agosto, Proti afirmou que o diferencial da empresa é que o seu ecossistema faz que a produção local e global se complementem e trabalhem em conjunto, permitindo que assim “as nossas marcas levem os produtos ao consumidor”.
Para o executivo, o Brasil é extremamente importante para a Paramount Internacional. “Adquirimos Porta dos Fundos para valorizar a produção nacional”, e com respeito a estratégia de agregação, o executivo disse que “quando olhamos o streaming com a Paramount+ e a Pluto TV, entendemos que isso nos abre muitos horizontes, por isso temos feito um investimento grande em marketing e eventos”.
Fabricio Proti disse que o desafio passa por buscar a eficiência, “construir a mágica da eficiência entre as linhas de negócios. Com o streaming mudamos de patamar”, e a Paramount começou a ter um posicionamento multiplataforma omnichannel. O qual sustenta o modelo tradicional, uma vez que acrescenta novos negócios ao ecossistema.
FAST e mercado publicitário
O Pluto TV inaugurou o modelo desde a óptica dos produtores e distribuidoras de conteúdo. Prioti disse que o Pluto TV é uma plataforma FAST (free ad-supported TV), é um formato gratuito com canais lineares e on demand que combina modelos e experiências, “isso é muito rico porque dá aos valor aos dois formatos e pode ser acessado em todos os devices. Desde o ponto de vista de crescimento orgânico estamos indo muito bem. Os usuários crescem muito, mas estamos no momento inicial de posicionamento da plataforma”.
Para ele o crescimento depende, também de outros fatores, como o mercado publicitário que “está em um estado inicial, o Pluto TV não vai ter a conectV como mídia, estamos evangelizando. Falta muita inteligência sobre o que é mídia e conecTV, e saber se este é um device ou um serviço, mas a oportunidade é gigante. É um produto muito bem aceito no Brasil, para consumidores que ou não querem ou não podem pagar um serviço de streaming. Nós nos posicionamos junto a nosso anunciante, porque não entendemos o produto como caminhos separados. Nosso produto não entra para competir com a TV por assinatura”.
Conteúdo local e esportivo
Ele disse ainda, que o Pluto TV tem um formato, um modelo de negócio onde a “Paramount é curadora de conteúdo. O conteúdo vem de parceiros. O nosso foco de desenvolvimento de conteúdo local é para a Paramount+. Este ano foram quatro produções locais,” mas ele disse que a produção deve ser pensada localmente, mas deve ter alcance global, ou seja, conteúdos que vão viajar.
Para Proti, o conteúdo esportivo é importante, porque queremos produzir conteúdo para todos os públicos. “Temos isso nos Estados Unidos e na Índia, foi um passo importante adquirir os direitos da Copa Libertadores que vai para o Paramount + mudando a nossa estatura no Brasil, mostrando o nosso apetite por ser mais competitivo no Brasil”.
Vale lembrar que a Paramount garantiu, em maio passado, os direitos de transmissão da Conmebol para exibir a Copa Libertadores no Brasil e nos demais países da América Latina, bem como a Copa Sul-Americana, no Brasil.
Assim, disse Proti, o Paramount+, no Brasil, transmitirá as competições. Simultaneamente, a Copa Libertadores estará disponível nos demais países da América Latina pelos canais de TV aberta da Paramount, Telefe e Chilevisión, e também pela Pluto TV. Os direitos de ambos os torneios começam em 2023 e se estendem até 2026.