As soluções na nuvem tiveram um desenvolvimento significativo nos últimos dois anos com demandas específicas provocados pela pandemia de Covid-19 que acelerou drasticamente os procedimentos e provocou que os workflows remotos deixaram de ser uma possibilidade a ser analisada para se transformar em, praticamente a única, uma forma de trabalho para muitas emissoras e produtoras de conteúdos.
Nesse contexto, Felipe Andrade, VP de Vendas da CIS Group, afirma que a integradora tem trabalhado em soluções que integram legado a soluções em nuvem, e que assumem como caracteristica que soluções on-premisse sejam remotas. ´Observamos que as soluções na nuvem alcançaram certa maturidade, é hoje se vislumbra que a revolução da indústria será com uma produção remota sendo feita totalmente na nuvem. Já fizemos eventos pequenos com menos quantidade de sinais de esta forma. A maioria dos fabricantes olha para soluções 100% na nuvem, porque com elas vai ter um ganho enorme de flexibilidade e agilidade´. E não só, o executivo afirma que as vantagens que se gerarão em termos de despesas por storage, vão provocar uma maior elasticidade dos ecossistemas. ´O cliente vai usar os serviços apenas durante a utilização dos serviços. Já ha uma serie de alianças para entregar uma solução completa na nuvem, e pensada em serviços eventuais´.
Para Andrade, na NAB o tema será se a adopção deve ser de nuvem publica ou privada. ´O debate passa por definir onde vamos conseguir o máximo de elasticidade e produtividade´, motivo pelo qual, a CIS Group, disse, vai ´explorar e desenhar novas oportunidades. Temos de ter uma storage na nuvem que seja melhor que o de hoje on-premisse´.
Outro dos destaques na CIS Group na NAB 2022 será a apresentação aos seus clientes, junto da Avid, da solução Avid NEXIS/EDGE que permite a colaboração de qualquer lugar com fluxos de trabalho de mídia proxy e de alta resolução, já que a solução permite que as equipes de pós-produção e criação colaborem juntas, seja trabalhando no local de trabalho ou desde as suas casas.