Grupo EP, do qual a EPTV, afiliada da Globo no interior de São Paulo, tem desenvolvido uma estratégia multiplataforma que engloba os seus diferentes produtos e serviços como as emissoras de TV, rádios, o portal de internet e outros serviços oferecidos à população. Nessa estratégia houve avanços significativos em termos tecnológicos nos últimos tempos.
Giulio Junqueira Breviglieri, Gerente Executivo de Tecnologia do Grupo EP, disse à reportagem que os seus principais objetivos na NAB passam por “conhecer novas tecnologias de radiodifusão, identificar oportunidades de negócio com a troca com outras redes por meio da participação do congresso executivo; e buscar soluções para necessidades tecnológicas que temos como a troca de equipamentos e estruturas”.
Nesse ponto, Breviglieri disse que o foco está na produção remota e inteligência artificial, “com novas tendências de mercado, principalmente aquelas que reduzem o custo de produção como soluções para operação remota e IA”. Assim, explicou o executivo, a sua ideia é avançar com a “distribuição e contribuição de sinais por protocolos como SRT, Zixi, entre outros”, que de alguma forma ajudem na produção remota.
Vislumbrando 2024, o Gerente Executivo de Tecnologia do Grupo EP, afirmou, que desde a sua óptica, haverá “uma consolidação das tecnologias de produção com custos mais baixos e ferramentas que agilizem o processo produtivo, tanto para jornalismo quanto para entretenimento”.
Por outro lado, e não menos importante, comentou entusiasmado, “2024 será um ano de definição para o novo padrão de TV, a TV 3.0 e, por isso, estamos muito atentos aos movimentos que estão acontecendo tanto no Brasil quanto nos países que já fizeram este movimento”.