O Product Manager – CDN Vídeo da Globo, Marcos Sant’Anna anunciou que após um processo de desenvolvimento de infraestrutura no Brasil, ‘a CDN Globo alcançou um marco muito importante para a Globo e todos seus produtos digitais, ao posicionar um POP na cidade de Macapá. Sendo esta a última capital que faltava para estarmos presentes em 100% das capitais e grandes centros com infraestrutura própria’.
Sant’Anna explicou que com a CDN de Macapá, capital do estado de Amapá, região Norte do país, a Média Tech alcançou ‘mais de 140 POPs em todo canto do Brasil, levando os conteúdos digitais da Globo mais próxima do cliente, trazendo muita qualidade na experiência de consumo’.
Vale lembrar que em agosto de 2021 a CDN da Globo alcançava apenas 50 POPs, e que esta foi desenvolvida por 4 grupos de profissionais que avançaram para um conceito de GCA (Globo Cache Appliance).
Um desenvolvimento específico para ser usado nas aplicações da empresa na sua CDN que incluem CDNs Router que tem como definição local de entrega AS-PATH, geolocalização, capacidade de banda, distância de rede e a possibilidade de fallback para outros pontos de entrega para saber quando um POP está com problemas e evitar endereçar trafego para esses pontos.
Expansão
Vale lembrar que no final de 2021, Marcos Sant’Anna tinha anunciado que ‘a CDN Globo, como provedor de conteúdo, possui a maior quantidade de POPs com infraestrutura própria para entrega de conteúdo e PNI (Private Network Interconnection) do Brasil’.
‘Chegamos a marca de 20 POPs (TIERs 0, 1 e 2) neste modelo, é avassalador. Ninguém chegou perto disto. Fechamos esta marca, entregando o POP de São Luís, se conectando a um dos menores PTTs do Brasil. Apostamos e acreditamos que o nosso ingresso faria um enorme sucesso e, aconteceu. Aumentamos o tráfego por lá em mais de 750% quando lançamos o POP’.
Sant’Anna tinha dito que ‘o modelo dos TIERs 0, 1 e 2 de se conectarem aos principais PTTs da região, é extremamente vencedor e continuaremos neste rumo. Aqui fica também os parabéns a todo o time do NIC.br por democratizar a internet no Brasil e caminharem junto conosco’.