Saltar al contenido

History terá programação especial pelo Bicentenário da Independência do Brasil

Canal History anunciou esaá segunda-feira (29/8), que durante o mês de setembro, exibirá conteúdos inéditos, entre novas séries e formatos curtos, que fazem parte da celebração da emissora pelos 200 anos da Independência do Brasil.

Destaque para a parceria com o restaurado Museu do Ipiranga, de São Paulo, que esteve fechado por nove anos, e reabre as suas portas ao público agora.

O canal distribuído por OleTV no Brasil anunciou, que a partir de 1º de setembro, terá uma programação especial em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil, com a exibição de produções inéditas e especiais, em diferentes formatos e plataformas, para celebrar dois séculos de país independente.

César Sabroso y Karen Santiago

César Sabroso, VP Sênior de Marketing e Pra A+E Networks Latin America de History, disse na coletiva que o Bicentenário é ‘um marco do país tem de ser celebrado’, motivo pelo qual o Canal criou uma programação especial para demonstrar aos brasileiros a importância do processo e do país.

A diretora de Conteúdo e Produção A+E Networks Brasil, Karen Santiago, comentou que a emissora trabalha há muito para este momento. E destacou a série que será exibida no History e tem apresentação do ex-presidente do Brasil, Fernando Henrique Cardoso, Inventores do Brasil.

Série em 13 episódios, com direção de Bruno Barreto, percorre as biografias de algumas das figuras mais influentes no processo de construção do Brasil, de Dom Pedro II a Tancredo Neves.

‘Se bem a serie foi licenciada e produzida em 2016, tem tudo a ver com o History, por isso a incluímos, pelo seu valor’.

Parceria com o Museu do Ipiranga

No centro de São Paulo, o History patrocina o monitor interativo do quadro “Independência ou Morte”. Assim, além da programação disponível em diferentes formatos e plataformas, no Salão Nobre do Museu, onde está o recém-restaurado quadro “Independência ou Morte”, também conhecido como “O Grito”, de Pedro Américo, ganha um recurso visual por meio de uma tela especial e interativa, em que as pessoas poderão interagir com a história do quadro e seus elementos.

A tela foi finalizada em 1888 e é considerada a representação mais consagrada e difundida do momento da Independência do Brasil.

‘Esta é a maneira que o History encontrou de ajudar o Museu a trazer mais tecnologia a sua exposição’, disse César Sabroso.

Destaques da programação

A série de quatro episódios B de Brasil, apresentada por Eduardo Bueno, que estreia no dia 7 de setembro, revela o lado B de todo o processo da Independência.

Mescla de documentário com entrevistas e dramatização apresenta alguns fatos menos conhecidos sobre personagens e eventos. As veiculações já começam no dia 1º de setembro.

Bueno disse na coletiva de apresentação que este é um conteúdo especial para o lançamento do novo produto, falando de Dom Pedro I e a Independência do Brasil com a participação da Rainha Leopoldina, mostrando a importância das mulheres na vida política do Brasil.

‘O Brasil está esperando a série, porque o país, os estados, os municípios e a sociedade civil, não fizeram a festa que era merecida. A nossa é uma história com entretenimento, conhecimento e reflexão’ que tem uma proposta de reflexão sobre a história, disse Bueno.

Outra das estréias é a série Dicionário da Independência, em formato curto, quetraz na forma de abecedário as palavras mais relevantes relacionadas a este relevante episodio da historia do país e marca a separação do Brasil da Coroa Portuguesa.

Bueno disse que os fatos que levaram à proclamação da Independência são contados em 24 episódios. Ele afirmou que o conteúdo faz parte de um livro escrito por ele, “Independência do Brasil”, no qual utilizou duzentos verbetes que mostram o processo de independência.

‘América Latina ainda não é tão fulgurante como deveria fazer. Viva a Historia, viva a Independência, mas ainda temos um longo período por percorrer para ser livres’.

Para Bueno o ‘History Channel será a TV da Independência, a casa dos duzentos anos, porque o resto das TVs brasileiras, não abordarão a Independência como ela merecia’.

Ainda, será lançada a série Insurgentes, que estreia dia 5, com apresentação de Ricardo Carvalho, destaca a importância, nem sempre lembrada, do Nordeste brasileiro no processo da independência de Portugal.

Neste especial são narradas as revoltas nordestinas, com foco nos verdadeiros insurgentes que articularam esses movimentos.

E na série de oito episódios Aqui Tem História, apresentada e conduzida pelo historiador Thiago Gomide e pela jornalista especialista em gastronomia Patrícia Ferraz, editoria de gastronomia Paladar, do Estadão, mais curiosidades são reveladas por meio de pontos históricos e sua relação com a Independência, incluindo detalhes da culinária brasileira.

Otras Noticias