A empresa croata de rastreamento de câmeras, premiada com o Emmy de Engenharia, Ciência e Tecnologia, em 2022 por sua precisão e confiabilidade inigualáveis, continua o seu projeto de expansão iniciado no ano passado no Brasil, e por este motivo, segue avançando com partnerships nas áreas de produção audiovisual, produtoras de filmes e televisão.
Em entrevista à Prensario, Martínez disse que a ideia da empresa, que lidera o setor desde 2011 com seus sistemas precisos de rastreamento de câmeras, tem bons contatos no Brasil, prepara ações comerciais e de vendas em 2023, e já tem algumas reuniões marcadas durante a NAB 2023 com profissionais brasileiros da área de produção de cinema e televisão. Martínez, que esteve no Brasil durante o mês de março, mostrou-se satisfeito com os resultados dos encontros e disse que há “excelentes projetos de parceria que nos próximos meses serão anunciados”.
O executivo comentou, ainda, que durante a NAB a stYpe apresentará no seu estande o aprimoramento das suas soluções, que já estão sendo utilizadas por algumas emissoras em México e os Estados Unidos, e que as atualizações melhorarão ainda mais a performance das soluções. Trata-se, por exemplo, do Follower, uma plataforma de tracking de câmeras, pessoas e objetos, que permite “automatizar o acompanhamento de luzes para seguir, por exemplo, uma dançarina em um palco, e em simultâneo, permitir que o apresentador possa interagir, ao vivo, com objetos virtuais. O Follower é o primeiro sistema de captura de movimento construído com rastreamento de câmera de forma nativa. Este ano ele foi usado pela Fox Sports, em Los Angeles, para a cobertura da NFL, bem como por várias outras emissoras”.
Além do Follower, a stYpe apresentará novidades para o StypeKit, um sistema de tracking mecânico para gruas posicionadas em externas, que permite movimentos suaves e precisos da câmera e não requer nenhuma modificação dos dispositivos – é usado porque não há teto nem chão para luzes infravermelhos – proporcionando ao público uma experiência imersiva.
Finalmente, Martínez disse, que “a tecnologia do stYpe se integra facilmente com os mecanismos de renderização mais populares do mercado e, para fornecer aos seus clientes ainda mais flexibilidade, o stYpe desenvolveu seu próprio plug-in para o Unreal Engine, chamado StypeLand. O plug-in não apenas oferece aos clientes uma interface de usuário familiar como a do Unreal Engine, ao mesmo tempo em que oferece suporte a todos os recursos do próprio Unreal, mas também inclui seu próprio software de chroma keyer altamente preciso chamado GreenKiller. Isso permite a criação de toda uma realidade virtual dentro do Unreal Engine sem a necessidade de chroma key externo”, uma solução que pode ser, desde a sua ótica, “muito apreciada pelos clientes de Brasil e América latina, já que a integração é transparente e permite utilizar o equipamento legado”.