Saltar al contenido

Julio Cargnino do Canal Rural: Queremos resgatar a memória audiovisual do agronegócio brasileiro

Julio Cargnino do Canal Rural

O Canal Rural anunciou recentemente a realização do projeto multiplataforma «Memórias do Brasil Rural» em parceria com a CNA, Embrapa e com apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), tem como objetivo criar o primeiro acervo audiovisual integrado do agronegócio brasileiro, reunindo registros históricos, depoimentos de personalidades e materiais de famílias de produtores rurais.

Lançado em Brasília no último 25 de março, o projeto tem como um dos seus objetivos recuperar e digitalizar conteúdos do acervo do Canal Rural e das entidades parceiras. Além desse resgate histórico, o projeto “Memórias do Brasil Rural” vai apresentar histórias de personagens do agro, cujas vidas estão entrelaçadas com a própria construção do setor, utilizando acervos pessoais e inteligência artificial. Como terceira frente de trabalho, todos os conteúdos digitalizados do arquivo do Canal Rural e dos demais acervos serão editados em formatos menores para serem exibidos ao longo da programação, explica o presidente do Canal Rural, Julio Cargnino.

O executivo disse que “tem o grande desafio de melhorar a imagem do setor e essa tarefa só será possível quando contarmos a nossa história e reconhecermos os nossos herois. O caminho do resgate da memória audiovisual foi a forma que encontramos para ajudar nesta missão e isso é urgente de ser feito para não perdermos os acervos que estão espalhados pelo país”.

Ele disse durante o lançamento que “resgatar a memória audiovisual é urgente para não perdermos os acervos que estão espalhados pelo país. Outro pilar é preservar a história oral de personagens que contribuíram para a construção da agropecuária brasileira”. 

O projeto começou com a apresentação de pílulas do acervo já recuperado com fatos marcantes do agro nacional, como a aprovação da legislação de transgênicos, a votação do novo Código Florestal, o reconhecimento da primeira área no Brasil de livre de febre aftosa com vacinação e a importação da raça nelore para o país.

Otras Noticias