O ministro das Comunicações do Brasil, Juscelino Filho, esteve presente na NAB Show, em Las Vegas, o maior evento de radiodifusão, para debater os últimos passos para adoção da TV 3.0 no Brasil. Abriu oficialmente no domingo 14 de abril, o SET:30, evento com mais de três décadas consecutivas de encontros da SET, onde reafirmou o compromisso do governo de iniciar a implantação da TV 3.0 em 2025, e que os canais podem ser alocados na faixa de 300 MHz.
“A implantação efetiva da TV 3.0 é um processo de longo prazo, semelhante à migração da tecnologia analógica para a digital, mas hoje estamos criando os alicerces para a implementação dessa tecnologia no futuro. A previsão é que a TV 3.0 esteja apta a iniciar sua implantação, de forma voluntária, a partir de 2025”, disse Juscelino Filho.
Juscelino Filho e a sua comitiva, conformada pelo Secretário de Radiodifusão do Ministério das Comunicações (MCom), Wilson Diniz Wellisch, e Tawfic Awwad Junior, Diretor do Departamento de Inovação, Regulamentação e Fiscalização, Ministério das Comunicações, senadores nacionais e deputados, além do presidente da Anatel, Carlos Baigorri, se reuniu com várias dezenas de radiodifusores brasileiros no espaço do SET:30.
No encontro, o Ministro Juscelino anunciou que está trabalhando na preservação de espectro à radiodifusão para modernização e expansão do serviço e a possibilidade de canalização para a TV 3.0 da faixa de 300 MHz e afirmou que a reunião com os radiodifusores foi muito importante. “No ano passado me reuni com eles e aprendi muito. Com as lições aprendidas nesse momento e durante o ano de mandato avançamos muito”, explicou.
“O Brasil tem de definir até o fim do ano qual é a tecnologia que vai utilizar, por isso o Grupo de Trabalho (GT) de TV 3.0 do Ministério esta avançando com ajuda do Fórum SBTVD com esses testes e estudos para que chegue essa nova geração de TV ao país. Queremos manter esse setor forte e ativo com representatividade”.
Juscelino Filho reforçou ainda, que a nova geração de TV aberta não precisará ter acesso a internet para estar disponível. “Ela chegará a todos independentemente do acesso a internet. Quando a TV 3.0 chegar à casa dos brasileiros chegará aberta e gratuita para todo o mundo de forma democrática, aqueles que tiverem internet vão ter algumas funcionalidades mais agregadas a essa nova tecnologia que está chegando”.
Novidades da TV 3.0
A principal novidade é a de um padrão híbrido, que junto o sinal broadcast e broadband, permitindo a conectividade aprimorada onde haverá integração de dispositivos e a capacidade de personalizar a experiência televisiva por meio de inteligência artificial, algoritmos e aplicativos. Por outro lado, finalmente haverá interatividade, já que a TV 3.0 permite a personalização de conteúdo.
Em termos de imagem o padrão terá uma evolução de imagem e áudio imersivo, o que permite entrar na era de resolução Ultra HD (UHD), com som imersivo, com mais canais de áudio,e uma ambientação sonora personalizada.
Entre muitas alterações tecnológicas, para as emissoras, a TV 3.0 abre novas possibilidades de geração de receitas, como com a publicidade interativa, na qual os telespectadores podem interagir com os anúncios exibidos na tela. Isso permitirá a criação de campanhas publicitárias interativas com o público, por exemplo.
Ainda, será possível ainda integrar o comércio eletrônico com as imagens exibidas, fazendo compras diretamente da tela da TV, seja por meio de anúncios interativos ou de aplicativos integrados.