Lorenzo Zanni analisou no SET:30 ,que se realizou durante a NAB 2024, o estado da arte das MediaTech e descreveu quais são os principais impulsionadores da mudança em 2024 e além e disse que “o foco das MediaTech está em melhorar a eficiência e tecnologia, embora a transformação digital continue”.
Lorenzo Zanni, Head of Knowledge, Inform. Connect Support da IABM, disse no encontro matinal organizado pela SET, em Las Vegas, que «a confiança da indústria diminuiu em 2024, apesar da ligeira melhoria das condições macroeconômicas» e que «o declínio da confiança pode ter sido impulsionado por uma perspectiva mais sombria causada por iniciativas de redução de custos».
Segundo o executivo da IABM passamos por uma «crise existencial das plataformas de streaming», já que «o crescimento de assinantes nas principais plataformas de streaming desacelerou, levando-as a procurar alavancas alternativas de crescimento, como ofertas suportadas por anúncios, e o número de ofertas apoiadas por anúncios na indústria aumentou rapidamente em 2023, embora a publicidade também tenha estado sob pressão devido a obstáculos macroeconômicos».
No mercado Broadcast, disse Zanni, As margens do mercado broadcast e de mídia continuam sob pressão porque «as margens EBIT ajustadas em vários negócios de radiodifusão e mídia caíram significativamente em 2023 devido ao aumento espiral dos custos e ao menor crescimento», um fenômeno que começou em 2018, com mínimos em 2020 e 2023, «levando as empresas a gerir custos entre 2023 e 2024».
Para Lorenzo Zanni, a dificuldade financeira com o streaming leva as empresas de mídia a recorrer a ainda mais consolidação, por isso, explicou, “as fusões e aquisições na indústria estão aumentando significativamente, apesar das difíceis condições econômicas, incluindo taxas de juro mais elevadas”. Ele disse que vários negócios já aconteceram entre 2023 e 2024, e sublinhou que “há muitos “players excedentes” no mercado.
O investimento e a importância da nuvem diminuíram no período, mas a adoção aumentou, disse o executivo da IABM no SET:30, e afirmou que o mercado caminha para um modelo híbrido e misto, já que o custo da IaaS na nuvem pública nem sempre aumenta e simplesmente pode ser possível arcar com uma mudança em grande escala para a nuvem pública. De fato, explicou, algumas empresas têm migrado alguns recursos para ofertas de SaaS, adaptando as ferramentas e formas de forma pragmática.
Zanni fechou seu keynote no evento da SET afirmando que “as empresas de mídia dobram a aposta na melhoria das margens à medida que continuam sua luta com modelos de negócios de streaming”, enquanto tentam consolidar despesas e entender um “mercado que se mostra como incerto”.