A afiliada da Globo com sede em Goiânia, a TV Anhanguera desenvolveu um projeto de Casting Casting para desta forma interconectar as suas 11 estações de televisão, incluindo 8 no Estado de Goiás e 3 no Estado do Tocantins.
O projeto desenvolvido pela CIS Group buscava uma solução de ponta para transformar sua arquitetura de distribuição/contribuição e gestão de um modelo de «casting remoto» para obter maior eficiência no seu futuro “Central Casting”, e assim ter uma operação de playout centralizado (controle mestre) para as estações de Anápolis, Luziânia, Rio Verde, Itumbiara, Jataí, Catalão e Porangatu, desde Goiânia.
“Trabalhamos com a equipe da CIS para vários aspectos diferentes da nossa cadeia de suprimentos de mídia, e este projeto foi mais um exemplo de como eles demonstram consistentemente compromisso com o cliente, sempre trazendo confiança e soluções inovadoras que abordam nossos requisitos técnicos e operacionais requisitos», explica Luis Duarte, Diretor de Tecnologia da TV Anhanguera.
Duarte disse que no caso do Central Casting, a ideia era “adotar um sistema eficiente e econômico para transmissão ao vivo”, isto é, “uma solução que oferecesse um ecossistema escalável para fornecer à TV Anhanguera a capacidade de adicionar serviços em nuvem no futuro”.
O projeto foi um elemento chave para facilitar a mudança da arquitetura de transmissão remota para Central Casting na TV Anhanguera, explicou o executivo, porque ao mudar para um modelo de Central Casting, facilitado pela solução projetada pela CIS Group, a TV Anhanguera conseguiu obter eficiências operacionais, reduzindo o consumo total de recursos e os custos de infraestrutura, mantendo um alto nível de confiabilidade. Além disso, a adoção deste modelo também permite que a emissora responda mais rapidamente às necessidades do seu dia a dia.
Para realizar este projeto, foi escolhida a solução TVU Networks G-Link, que permite transmitir, sem interrupções, os sinais PGM da TV Anhanguera produzidos em Goiânia para as suas afiliadas. Além disso, os servidores desta solução integram e recebem sinais de outros dispositivos que a TV da Anhanguera já possuía, como o TVU One (“Mochilink”) e o TVU Mlink. O TVU G-Link permite compartilhar vídeo ao vivo HD de forma bidirecional entre dois locais, podendo utilizar Internet pública ou uma rede privada.