A TV Anhanguera implementou, recentemente, um sistema de playout centralizado para gerenciar várias estações individuais a partir de uma única instalação, mantendo uma programação distinta para o público de cada canal. Para isso, a emissora precisou automatizar o playout personalizado do conteúdo de cada estação e, ao mesmo tempo, simplificar suas operações e otimizar os custos. Ainda, renovou seu sistema de controle mestre. Para isso, a TV Anhanguera tomou a decisão estratégica de modernizar as suas operações implementando um conjunto de sistemas definidos por software.
A implantação desta mudança tecnológica – na rede de televisão com sede em Goiânia, Brasil, opera 11 canais de TV, todos afiliados à TV Globo – foi desenvolvida pela Videodata, integradora brasileira, que junto à emissora escolheu uma solução que automatizasse o playout personalizado de sua instalação central e selecionou o Pebble Automation, Pebble Integrated Channel e Pebble Remote para orquestrar o Master Control de sua arquitetura de centralcasting.
“A adoção das soluções inovadoras da Pebble, juntamente com a expertise da Videodata, nos permitiu iniciar uma nova era na TV Anhanguera”, disse à reportagem Luis Duarte, Diretor de tecnologia da TV Anhanguera.
Segundo Duarte, “nossa mudança para uma plataforma mais moderna, flexível e preparada para o futuro transformou nossas operações de broadcast. Com a personalização fácil de canais, o gerenciamento remoto, e a orquestração de mídia aprimorada, estamos mais preparados do que nunca para liderar em um cenário de mídia em constante evolução”.
Os executivos da Videodata consultados afirmaram que os sistemas Pebble fornecem à TV Anhanguera uma solução abrangente que lhe permite gerenciar e controlar todas as suas operações de transmissão com mais eficiência e eficácia do que nunca. A interface do usuário é fácil de usar e flexível, exigindo recursos mínimos de treinamento para a configuração, enquanto os layouts definidos pelo usuário facilitam a operação em toda a empresa. O Smartpanel permite ações ágeis e fáceis no ar, como a inserção de gráficos e logotipos, bem como a troca imediata de fontes no ar. A playlist é flexível para o planejamento estratégico e a programação nos oito canais.
Duarte disse ainda, que a orquestração de mídia também foi muito aprimorada e os fluxos de trabalho de aprovação foram reformulados para aumentar a segurança do conteúdo no ar. Ao mesmo tempo, a pré-visualização em alta resolução facilita a aprovação e marcação de mídia, e as transferências automatizadas de mídia reduziram os processos manuais, liberando a equipe para tarefas mais criativas que beneficiam toda a organização.