Saltar al contenido

Marcelo Bauly do SBT Rio: Usamos IA Generativa na edição para melhorar áudio e colorimétrica

Marcelo Souza Bauly, Supervisor de operações e técnica do SBT Rio

As emissoras buscam otimizar processos, melhorar fluxos de trabalhos e mudar workflows com o objetivo de reduzir custos mas melhorando a produtividade e qualidade dos seus produtos. Nesse caso, Marcelo Souza Bauly, Supervisor de operações e técnica do SBT Rio, disse no painel “O Novo Cenário da Produção Audiovisual: Mais Qualidade, Agilidade e Eficiência com otimização de investimentos”, que se realizou no SET Sudeste, no Rio de Janeiro que a emissora busca “a diversidade de meios fez evoluir a forma de produção no SBT”.

Bauly disse na capital fluminense no primeiro SET Regional organizado pela SET em 2025, que a eleição de alguns software de produção «nos trouxeram mais qualidade, agilidade e eficiência na produção», e destacou dois principais, «o vMix o Adobe Premiere Pro colocando o SBT em outro nível de atividade, de eficiência na produção com uma melhor edição”.

Bauly comentou que a emissora utiliza “muito o vMix e o Adobe Premiere Pro. O primeiro é um pouco polêmico, mas na emissora nos ajudou bastante na produção pois nos permite realizar produções em SD, HD e 4K, no qual um único operador pode trafegar conteúdos”, e deu um exemplo de uso, o podcast do SBT Rio, para o qual se usa o vMix “minimizando a mão de obra do switcher em pelo menos 50%, com interação com os estúdio, e controle das câmeras PTz do estúdio”.

Com respeito ao Premiere, Bauly disse que foi implantada uma ilha de edição da emissora porque é “um software de edição que conseguisse usar todos os formatos de vídeo, o que nos deu maior agilidade e a possibilidade de editar em nuvem com IA Generativa, que proporcionou melhoria de áudio e colorimétrica gerando um conteúdo de maior qualidade”.

Otras Noticias