Saltar al contenido

Marcelo Blum da Videodata: Nosso foco é a jornada de transição para a TV 3.0

Marcelo Blum da Videodata

A Videodata, integradora paulista com três décadas de história, estará em peso na NAB 2024. “Na edição 2024 serão cinco (5) profissionais em Las Vegas. Nosso foco será oferecer soluções para os broadcasters e empresas de mídia que otimizem e automatizem seus processos, reduzindo os custos operacionais e encontrando novas formas de geração de receita”, disse entusiasmado à reportagem, Marcelo Blum, Gerente de Arquitetura e Tecnologia na Videodata.

Segundo ele, “a equipe vai estar muito atenta em avaliar tecnologias que atendam às tendências de novos modelos de negócios, tais como T-Commerce, Gestão Comercial Inteligente, Interatividade, Cloud e Canais FAST”, mas o foco principal passa pela “jornada de transição para a TV 3.0, e para isso a Videodata tem expandido parcerias no sentido de oferecer soluções completas aos clientes brasileiros em encoding, transporte, camada física, interatividade, playout e inteligência de dados. Estamos ainda ampliando nosso foco em aplicações Cloud Native (nova plataforma PRIMA da Pebble), vídeo sobre IP 2110 e produção na nuvem com nossa parceira Grass Valley, além de soluções para Dinamic Ad Insetion, FAST e geração de roteiros de exibição com inteligência artificial, como a solução da nossa parceira Op2mise”.

Blum disse que em termos de perspectivas, o Brasil passa por um momento muito importante. “A transição tecnológica para um novo padrão atenta às necessidades da TV 3.0, evitando investimentos de baixa longevidade. Expansão na adoção de soluções baseadas em assinatura (subscription, everything as a service). Apesar do momento de transição tecnológica, as empresas necessitam manter suas operações e renovar as suas infraestruturas, e estamos com vários projetos em andamento, e otimistas porque também estamos levando inovações proporcionando um aumento do faturamento para as empresas”.

Ele reforça que a bola da vez, também, passa “pelo“aumento do uso de inteligência artificial em todas as áreas da emissora, aumentando a velocidade de criação de conteúdos e viabilizando novas fontes de receitas. Consolidação de uso de Cloud em aplicações de gestão de conteúdo, playout e disaster recovery”.

Para o experimentado executivo, algumas tecnologias se consolidaram durante o ano de 2023, como o caso da área gráfica que “vem evoluindo muito, utilizando mais conceitos de realidade aumentada e presença virtual. A Videodata continua sua parceria com a Aximmetry em estúdios virtuais e enriquece o portfólio com a RT Software, que possui uma ampla solução de análise tática para esportes, além de sistemas gráficos para exibição e jornalismo integrados no Brasil. As emissoras vivem um desafio de queda de receitas e obsolescência de equipamentos e a Videodata tem tido grande sucesso oferecendo soluções totalmente integradas no Brasil permitindo a centralização de operações de gestão de conteúdos e exibição em centralcasting”. 

Otras Noticias