Mauricio Belonio de Alliance: Aviwest pode ajudar na produção remota com 5G no Brasil

O diretor da Alliance Technologies, Mauricio Belonio, apresentou no Speed Pitching soluções para conectividade explicando como “a tecnologia 5G simplifica a produção remota ao vivo” avançando sobre quais são os principais benefícios do 5G, aliados às modernas tecnologias de produção.

A apresentação do engenheiro da integradora de Tabuaté, interior de São Paulo, fez parte da segunda edição do Speed Pitching, programa do SET eXPerience 2021. Nele Belonio explicou que o salto para 5G permitirá melhorar a latência que passa de “200 ms para 1 ms no 5G além de ter um aumento de até 100 vezes na taxa de processamento de dados; e um aumento considerável no comprimento de onda que permite passar de 4 mil devices/Km2 no 4G, para 1 milhão devices/Km2 no 5G, aumentando a velocidade de 100 Mbps para 10 Gbps”.

O diretor da Alliance disse que as novas redes 5G tornaram mais fácil a divisão da rede (slicing) “para priorizar taxa, capacidade, cobertura e segurança, dividindo a rede, por exemplo para utilizar 50% em Throughput , 40 % em confiabilidade e latência; e 10% em consumo/IoT, permitindo que o 5G possa ser utilizado na produção remota de eventos ao vivo como Live Sport, Live News e Live Entertainment”.

Falando de produção remota utilizando 5G, explicou Belonio,  esta gerará a redução de pessoal no local, o tempo para realizar o set-up do evento e com eles a baixa significativa de custos. “As soluções da Aviwest estão preparadas e já funcionam em alguns países onde o 5G esta instalado. A ideia é ter a ferramenta pronta para quando seja liberado no Brasil”.

Pensando nisso, engenheiro mostrou no Speed Pitching duas arquiteturas de eventos esportivos com produção remota, o primeiro com uma única locação/estádio que é controlado remotamente desde um único centro de produção. “Este é o mais comum no Brasil utilizando redes 4G e até redes fixas. Mas se fosse um cenário com múltiplos locais de eventos e múltiplos pontos de controle, mesmo a casa de um operador? Para este cenário funcionar necessitamos muitos recursos de rede, o número de streams é elevado sendo muito importante a latência de rede para ter controle simultâneo dos dispositivos, momento em que a rede 5G faz toda a diferença otimizando recursos com facilidade de produção”.

O Speed Pitching terá ao todo 5 edições, e nele, empresas nacionais e internacionais têm a chance de apresentar os seus produtos e serviços a um grupo de especialistas do mercado. A dinâmica do evento reproduz aquelas situações em que empresas têm pouco tempo para realizar uma venda, como às vezes acontece nos estandes de uma feira. São três minutos de apresentação seguidos de mais cinco minutos de comentários dos especialistas, em uma dinâmica ágil e descontraída. Belonio foi sabatinado pelo apresentador do programa, Fernando Moura; Rodolpho Cabral, Gerente de Soluções de mídia da Globo; Carlos Cauvilla, Diretor de Tecnologia e operações do SBT; e Antonio Carlos Nobrega Sobrinho, Gerente de implementações e Projetos da RecordTV.

Please follow and like us:
Twitter
Visit Us
Follow Me
LinkedIn
Share
Instagram

Otras Noticias