Saltar al contenido

Nelson Faria de TV Cultura: O teste em 8K é para acervo 

A TV Cultura, maior emissoraa educativa do Brasil, realizou em março de 2022 os primeiros testes de gravação, edição e distribuição de conteúdos em 8K utilizando a Cine Alta VENICE 2, com novo sensor de imagem 8.6K Full Frame da Sony. Isto se junta a que a TV Cultura realiza desde dezembro de 2021 a transmissão em Dolby Atmos 24 horas por dia, sete dias por semana.

Nelson Faria, diretor do departamento de Engenharia da TV Cultura firmou uma parceria com a Sony para gravar um conteúdo na resolução 8K com a câmera, única no Brasil,  que foi apresentado ao mercado televisivo no dia 13 de abril passado, no Teatro Franco Zampari, em São Paulo.

Faria disse que “a experiência que nós estamos tendo, tanto com o Dolby Atmos, quanto com a gravação em 8K, é que a qualidade, mesmo na operação que a gente consegue transmitir hoje em HD, ela melhora muito. A textura do vídeo melhora. Hoje, inclusive, nós estamos fazendo muitas gravações em 4K e exibindo em HD. Muitas gravações a gente faz com a possibilidade muito pequena de  exibir em 4K. Mas pelo fato de fazer em 4K, a qualidade de resolução melhora também em HD, assim, a textura”.

Segundo Faria, a operação em 8K eleva o nível de conhecimento das nossas equipes porque “nós estamos conseguindo gravar em 8K, editar em 8K e estamos finalizando em 8K. Então, já temos alguns computadores aqui, de alta performance, que não precisam converter para uma baixa resolução, ele trabalha full time em 8K. Então, tanto na captação quanto na finalização com o editor e a correção de cor, o colorista, hoje eles estão tendo recursos que até então não tinham, porque é uma textura de 16 stops de diafragma. Essa câmera é a única com 16 stops. Então, para o colorista, isso faz diferença. Ele mexe com texturas que até então ele não conseguia mexer com cores”.

A exibição dos conteúdos, explicou Faria, é complexa já que não ha como exibir na TV aberta ou na TV a cabo, “mas conseguimos exibir no YouTube. Já fizemos os testes com a edição em 8K de forma privada e fica excelente. O 8K no YouTube fica muito bom. E quem tiver a TV 8K, algumas lojas já estão vendendo, conseguirá, em breve, assistir no YouTube da TV Cultura alguns conteúdos em 8K”.

Otras Noticias