A edição 33 do Maior Congresso do setor audiovisual da América Latina, o SET EXPO, começou esta segunda-feira (⅞), no Expo Center Norte com 15 palestras que reuniram mais de 1400 congressistas.
Carlos Cauvilla, diretor de Tecnologia de Operações do SBT e conselheiro da SET, moderou a primeira palestra do Congresso, «Orquestração para produção de conteúdo», onde foram apresentadas soluções de orquestração, coleta e análise de metadados de fluxos de trabalho, permite às empresas terem ganho de eficiência, melhorando a gestão de todos os recursos disponíveis da cadeia produtiva (Supply Chain Mangement).
Simon Eldridge, Chief Product Officer da SDVI, apontou soluções para otimizar a gestão de recursos disponíveis da cadeia produtiva. “A indústria está mudando. Não basta mais preparar conteúdos para programação linear, é preciso entregá-los em diferentes plataformas”; e Gabriel Ricardo Hahmann, Senior Business Development Director LATAM na MEDIAGENIX, encerrou afirmando que “o planejamento estratégico garante mais eficiência para distribuição de conteúdo; a produção de portal serve para unificar as informações dos metadados; e a orquestração é a cola que permite o bom funcionamento dos processos, onde você cria fluxos de trabalho e conecta as equipes”.
Outro destaque da manhã foi à realidade virtual (VR), da realidade aumentada (AR) e da realidade estendida (XR) e os seus impactos para a indústria da TV, do cinema e dos games. Caio Klein, diretor geral da TVE/RS, moderou um painel nesta segunda (7), no Set Expo, para detalhar a infraestrutura envolvida e debater possibilidades para a utilização de telas de LED e da IA (Inteligência Artificial).
Moderado por Caio Klein, Diretor Geral da TVE RS/SET; Jorge Martinez, Diretor de Desenvolvimento de Negócios das Américas e Diretor de Vendas para a América Latina da stYpe; André Arnaut, Especialista em Produção Virtual e Motion Graphics para Broadcast; Nelson Maluf, Diretor Virtual Production, Disguise; Paulo Rabello, Diretor do Hub Operações e Distribuição de Conteúdo da Globo.
Paula Rabello da Globo apresentou um avatar, uma humana sintética, a Evelyn, que fez uma apresentação aos congressistas e acabou afirmando que o problema na produção de conteúdo com IA não é tecnológico porque ela está disponível, mas sim “ético e credibilidade”.
Na palestras “Algo mudou na forma de distribuição de sinais para TV linear nos últimos anos? A resposta é sim!Marcelo Amoedo, diretor de vendas da Intelsat Serviços de Broadcast, falou sobre o investimento que a companhia está realizando para adaptar os seus serviços e para criar um ecossistema global para conectar pessoas, empresas e governo. O executivo afirmou ainda que o futuro passa por avançar com as conexões de banda larga 5G e contribuir no desenvolvimento da internet banda larga, “e a consequente evolução e multiplicação das plataformas de streamings, que forçou todo o setor a evoluir”.
Ainda destaque na parte da tarde, para o painel, “Melhores práticas de segurança das informações para segurança do conteúdo”, onde foram debatidas as melhores práticas para cybersegurança e segurança da informação, entre elas as recentes atualizações das normas ISO 27001, 27002 e as Melhores Práticas de Segurança de Conteúdo da Motion Picture Association (MPA). Neste último ponto, onde foi anunciado em acordo entre a SET e a MPA
No painel foram debatidos os ganhos que uma certificação e evolução do nível de maturidade em segurança pode trazer para a indústria de mídia e entretenimento.
Moderado por Vinícius Brasileiro, Gerente Segurança da Informação – Estratégia & Risco da Globo; Kari Grubin, Diretora, Motion Picture Association Trusted Partner Network; Ariosto Farias Jr., Consultor, CQSI-Consultoria em Gestão e Segurança da Informação; Lucas Bortolato, CTO/CISO da Every System Company; e Daniel Tupinambá Gonçalves, Sócio da Deloitte.
O congresso da SET continua até quinta-feira, 10/8, serão quase 70 palestras com mais de 250 palestrantes e mais de 1400 congressistas.