Promptlink Communications: soluções para monitoramento de rede

O desempenho eficiente de uma rede HFC ou GPON para serviços de banda larga (vídeo-dados-voz) é um fator muito importante que pode afetar significativamente as operações de uma operadora de serviços múltiplos (“MSO”). Uma rede ineficiente, ou com deficiências técnicas, pode impactar gravemente a produtividade e prejudicar a competitividade comercial da operadora.

Para garantir que as redes para serviços de banda larga permaneçam em ótimo estado de saúde e desempenho, é necessária uma avaliação permanente de todos os seus parâmetros operacionais. O uso de ferramentas de monitoramento com uma abordagem proativa, ao invés de apenas reativa, é hoje uma necessidade primária no gerenciamento de operações.

É imprescindível não apenas detectar rapidamente os problemas atuais que afetam o serviço, por meio de alarmes e notificações, mas também identificar e resolver os problemas potenciais antes que eles afetem os usuários, economizando tempo e custos.

Como funcionam as ferramentas de software de monitoramento de desempenho de rede
Algumas das maneiras pelas quais a ferramenta de software de monitoramento ajuda a manter a integridade de uma rede de banda larga são:

Solução imediata de problemas: há vários motivos possíveis pelos quais os componentes de rede podem não estar operando de maneira ideal e estável.

O processo de investigação e localização rápida das causas dos problemas atuais em uma rede HFC ou GPON pode ser demorado e caro se não ouver ferramentas que relatem esses problemas imediatamente.

Hoje, nenhuma operadora pode oferecer serviços de forma competitiva se tem que administrar sua rede «às cegas» e só tomar conhecimento dos problemas quando os usuários ligarem para reclamar do serviço.

Alternativamente, o uso de software de monitoramento ajuda a identificar e resolver facilmente problemas típicos de rede HFC, tais como: modems offline, fora de alcance, níveis de sinal flutuantes, saturação dos CMTS, uso excessivo de largura de banda, alto tráfego, nodes ou amplificadores fora de serviço, fontes de alimentação com defeito, interrupções e muitos outros.

Avaliação da capacidade da rede: O desempenho de uma rede começa a diminuir quando seu limite de capacidade é atingido. Em seguida, uma reatribuição dos dispositivos de rede é necessária para restaurar o desempenho geral da planta.

As ferramentas de monitoramento de desempenho de rede são úteis para determinar sua capacidade e saber quando uma atualização é garantida. Em uma rede DOCSIS, isso pode significar reatribuir o CPE do cliente a diferentes nodes e canais dos CMTS.

Monitoramento das expectativas de largura de banda: Todo fornecedor de serviços de Internet tem a obrigação de fornecer a largura de banda contratada com seus clientes. O software de monitoramento de rede é útil para monitorar a largura de banda e, assim, garantir que o nível de serviço, desempenho e todos os parâmetros técnicos estabelecidos no contrato estejam disponíveis e operando de forma eficiente.

¿Como é monitorado o desempenho da rede de forma integral, por meio de sistemas de Software?
A Promptlink possui várias ferramentas de software para monitorar o status da rede de operadoras multisserviços, integradas ao nosso produto de monitoramento Cable Plant Monitoring (“CPM”). O sistema CPM funciona como uma verdadeira “caixa de ferramentas” de software para monitorar os principais componentes de uma planta de cabo HFC – tais como CMTS, nodes, amplificadores, etc. -, bem como uma rede óptica FTTH, bem como terminais CPE de equipamentos de cada assinante, sejam Cabo Modems, EMTAs, ONTs, ONUs e dispositivos de outras tecnologias.

A vantagem distintiva do software CPM da Promptlink é que também fornece ferramentas especializadas que vão além do monitoramento padrão com base nos conhecidos protocolos DOCSIS e SNMP, oferecendo outros elementos como coletores IPDR e os seguintes módulos:

Manutenção Proativa de Rede
A tecnologia PNM engloba um conjunto de ferramentas definidas pelo laboratório CableLabs para monitorar parâmetros que indicam onde uma rede HFC está lutando para manter os níveis de serviço esperados. Ao encontrar proativamente deficiências e impedimentos que ameaçam o desempenho, o monitoramento proativo do PNM pode reduzir muito os downgrades e interrupções que afetam os usuários finais. O CPM oferece um conjunto abrangente e altamente avançado de ferramentas PNM para permitir essa manutenção proativa.

Network NoiseHawk
Este novo desenvolvimento de software, exclusivo da Promptlink, oferece uma solução única para o sempre problemático problema de ruído de RF no Upstream de redes HFC. As operadoras gastam dia após dia procurando e encontrando as fontes e pontos de entrada do ruído, em um ciclo interminável de custos, tempo e transtornos para os usuários.

O revolucionário módulo NoiseHawk da Promptlink consegue identificar e localizar o ruído em uma área específica da rede. Dessa forma, os operadores precisam de uma única instância de manutenção da planta, e podem enviar técnicos de campo diretamente para a fonte de ruído, economizando dinheiro em veículos e escadas móveis e liberando recursos de manutenção da planta para tarefas mais importantes.

Essas ferramentas modernas e avançadas permitem, sem a necessidade de adicionar hardware adicional, o monitoramento proativo e reativo eficiente de todos os elementos da rede, gerando alarmes, notificações, relatórios, estatísticas e permitindo a visualização georreferenciada com o auxílio de múltiplas visualizações e gráficos.

Enquanto o monitoramento baseado em SNMP convencional mostra o estado de saúde atual da rede e alerta para defeitos de serviço, o monitoramento proativo PNM permite descobrir áreas da rede com imperfeições ou deficiências que afetam os parâmetros críticos, antes que a degradação ou degradação ocorra. Por sua vez, o novo detector de ruído Network NoiseHawk auxilia na rápida identificação e localização na rede da entrada de ruído nos canais upstream, inteiramente por meio de software.

Os produtos de software da Promptlink sem dúvida definem o padrão da indústria para manutenção abrangente de redes de banda larga.

Sobre a Promplink

A Promptlink oferece um conjunto de aplicativos de software que suporta o design, implantação, teste e gerenciamento contínuo de redes de banda larga e CPE. Todos os produtos de software da Promptlink são orientados para o mercado, representando as necessidades e desejos de vários clientes, ao mesmo tempo que incorporam feedback e parâmetros de mercado que garantem que nossos produtos atendam às necessidades reais dos clientes.

Vários de nossos aplicativos de software são o resultado direto de um trabalho de consultoria que se concentrou em abordar um desafio específico relacionado aos padrões DOCSIS e PacketCable e ao gerenciamento desses dispositivos, bem como solicitações específicas de clientes, como suporte TR069 e testes de tecnologia de vídeo.

Telefone: +1 (760) 688-4022
Fax: 760-688-4033

Endereço:
4005 Avenida de la Plata,
Oceanside, CA 92056
plsales@promptlink.com

David Mosquera

DIRECTOR DE VENTAS AMERICA LATINA