A Sky é a segunda maior operadora de TV por assinatura do Brasil, e a primeira com Direct-to-Home (DTH), com uma base de 4.155 milhões no País, que representa mais de 31% do total. Devido a sua tecnologia o serviço chega “a 99,99% do Brasil, sendo que em muitos municípios somos o único serviço”, disse o presidente da empresa, Raphael Denadai, no PayTV Fórum, evento realizado nos dias, 3 e 4 de agosto de 2022, em São Paulo.
Denadei disse que acredita que o não vai desaparecer no futuro próximo, como alguns vaticinaram durante a pandemia. “Nosso satélite tem pelo menos 15 anos de vida útil e por isso seguimos apostando na base de 4.1 milhões de assinantes”. Ele disse ainda que em um mercado que está caindo, a Sky está ganhando Market Share. O mercado passou de 13.457 milhões em dezembro de 2021 para 13233 em abril de 2022. Perdendo a base. A Sky passou de 30.5% (4.108 milhões) para 31,4% (4.155 milhões) em abril de 2022. “Sabemos que o mercado é dinâmico e nosso foco está em agregar valor ao produto, oferecendo melhores experiências e produtos aos clientes”.
Denadai disse que “a Sky trabalha com respeito, sempre pensando em construir um cenário competitivo mais justo. A competição é boa, o que não é bom é a pirataria, onde estamos fazendo um grande esforço. Esse é nosso principal ponto. Temos de atacar a pirataria de uma forma muito mais dura, e mais intensa para que as condições do mercado melhorem e a sociedade melhore. A pirataria não só afetam as empresas, mas também afeta a sociedade porque a pirataria afeta os dados pessoais”.
Novos investimentos e convergência
O presidente da Sky disse, ainda, que a incorporação da Sky Brasil ao holding argentino Werthei, no meio de 2021, “nos tem ajudado a realizar investimento em tecnologia”, porque forma investimentos rápidos que trouxeram “uma fortaleza que não tínhamos antes”.
Para Denadai os serviços de streaming e a TV por assinatura podem ser complementares. “Acreditamos que os pacotes de TV tradicional, de streaming e híbridos são complementares. Os pacotes de streaming trouxeram um desafio grande, por isso, as operadoras devem entender que tem de fazer novas ofertas. Nós como players do mercado como os assinantes pelas parcerias”.
Sky oferecerá fibra óptica
Raphael Denadai anunciou, ainda, que a empresa vai “lançar o nosso produto de fibra óptica que é muito complementar na entrega de nosso produto. Na dúvida vai de Sky com conteúdos exclusivos de primeira linha”, de fato, a Sky volta ao mercado de banda larga “com rede neutra. Vamos lançar bons produtos em termos de mercado. Entramos para ganhar porque ter um produto de banda larga com fibra nos dá uma capacidade de concorrência e poder de mercado que aumenta significativamente”.
O regresso aos serviços de fibra óptica até a residência (FTTH) será realizado em parceria com a FiBrasil e começará no mercado do Rio Grande do Sul, nos municípios de Nova Petrópolis, Garibaldi e Carlos Barbosa. Denadai espera até o fim de 2022 chegar a 60 cidades do país.