A Globo realizou demonstração inédita da TV 3.0 durante a transmissão dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, no centro de controle de sinais da Globo, no Rio de Janeiro, uma ação foi desenvolvida em conjunto com parceiros que apresentaram algumas das experiências que estarão disponíveis para o público com a TV do futuro.
A Videodata, um desses parceiros participou como provedora de tecnologia TV 3.0 na Globo, disse Rosalvo Carvalho, CEO da Videodata, disse estar orgulhoso “de participar na demonstração da TV 3.0, realizada no site ION da Globo Rio, comissionando três novos canais: um em 4K (59.94fps, 3840p, HDR BT 2100 PQ, 16 áudio CH, PCM, 24 bits) e dois HD (1080 SDR). Para isso, foi utilizado o sistema de automação de playout Pebble Automation, que controla o Integrated Channel da Pebble”.
Carvalho explicou que “um dos canais HD foi utilizado para simular uma das vantagens da TV 3.0, segmentação geográfica. O sistema foi projetado para enviar Triggers que interagem com as TVs 3.0 e 2.5, além de sistemas de DAÍ (Dynamic AD Insertion), como inserção de SCTE104 e outros comandos nos canais 4K e HD”.
Além disso, explicou o executivo, “o sistema contemplou a inserção de grafismos para todos os canais e o controle de uma matriz 4K. Os fluxos de mídias e metadados foram arquitetados para interagir com o sistema no ar, facilitando a operação”.
Vale lembrar que na TV 3.0, a principal mudança tecnológica do que pode vir a ser o novo padrão de TV aberta no Brasil é a de que passamos a ter uma TV Híbrida, onde o Broadcast (over-the-air) e o Broadband (streaming) se tornam transparentes. As novidades passam por inovações em interatividade, personalização, qualidade de imagem (4K e 8K HDR) e som imersivos (MPEG-H), hipersegmentação de conteúdo, além de novas oportunidades de negócios e ofertas para o mercado publicitário. Ainda, será incorporada a codificação VVC (Versatile Video Coding)