A edição 2023 do SET EXPO que se realizou de 7 a 10 de agosto, no pavilhão Azul do Expo Center Norte, fechou na quinta-feira (10/8) com sucesso. Foram mais de 14 mil visitantes a feira, cerca de 3 mil congressistas e mais de 200 palestrantes em 70 sessões de congresso. Na feira, foram mais de 110 estandes com novidades de mais de 400 marcas.
O presidente da SET, Carlos Fini, fez um balanço positivo e disse que o encontro cumpriu sua missão de refletir o presente, mas, principalmente, preparar o mercado, profissionais e empresas, para o futuro que cada vez vem com mais novidades e desafios.
‘É muito gratificante para a SET ver que, com o SET EXPO 2023, estamos mais uma vez participando ativamente do desenvolvimento do setor de Mídia e Entretenimento. Tivemos o privilégio de receber visitantes, congressistas, palestrantes, expositores e autoridades em mais uma edição de grande sucesso. O mercado está se transformando, e proporcionamos aos participantes da feira e congresso a oportunidade de também se transformarem e se prepararem para o que vem por aí em todas as áreas que compõem esse grande ecossistema. O SET EXPO é, sem dúvida, o evento mais importante da SET, mas mantemos uma série de outros eventos e ações que dão continuidade à disseminação de informações e conhecimentos durante todo o ano’.
Congresso debate TV 3.0
A TV 3.0 foi um dos principais temas do Congresso SET EXPO 2023, e no último dia, o painel “MPEG-H na TV 3.0: Futuras implementações para TV aberta e streaming”, analisou o áudio, já que a TV 3.0 deve ter o padrão definido até dezembro de 2024, e dela, um dos pontos que diferenciarão o novo padrão será o áudio imersivo, nesse contexto, o congresso abordou como as empresas e emissoras brasileiras se preparam para executar o sistema de áudio da próxima geração para a TV 3.0 no Brasil.
O áudio MPEG-H se assume como uma tecnologia cujo objetivo é proporcionar a melhor experiência possível com som imersivo, além de permitir recursos avançados de acessibilidade, interatividade e personalização em uma única solução, elevando o áudio a um novo patamar, explicou Gabriel Thomazini, Consultor de Áudio da Fraunhofer IIS, instituto alemão que desenvolveu o codec.
Na palestra moderada por Fernando Moura (SET/Prensario), Carlos Cosme, Especialista em inovação no grupo de Telecom do Hub de Infraestrutura e Segurança da Globo e Coordenador do Módulo Técnico do Fórum SBTVD disse que a Globo, já está usando o MPEG-H para as suas transmissões de TV 2.5, e que durante a Copa do Mundo Qatar 2022 realizou testes para TV 3.0.
O sistema de Áudio MPEG-H, disse Thomazini, permite a combinação de tecnologias de codificação que tem a capacidade de representar conteúdo de áudio usando formatos baseados em canais e em objetos, bem como gerenciamento avançado de loudness e de controle da faixa dinâmica (Dynamic Range Control – DRC) formam a base do sistema de Áudio MPEG-H. «Haverá uma “cama de canais” no formato 5.1+4H que permitirá, por exemplo, escolher o narrador de um jogo de futebol».
2024 com nova sede
A SET anunciou que, após 10 anos no Expo Center Norte, se mudará ao Distrito Anhembi em 2024, na capital paulista. O evento se realizará de 19 a 22 de agosto 2024. O anuncio foi realizado no SET ARENA, por Leo Carbonell, head de negócios da SET, quem afirmou que a mudança de espaço se deve a que o congresso e a feira de produtos e serviços vai se instalar no novíssimo Centro de Convenções do complexo, ‘um grande espaço para a feira de negócios, quatro salas para congresso e um total de 12 mil metros quadrados de área útil – cerca de 30% maior do que o espaço atual. O SET EXPO comemora este ano o incremento de 20% de expositores e 30% de marcas com relação a 2022, o que deve aumentar ainda mais em 2024’, disse o executivo.