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SET:30 completa 30 edições na NAB Centennial

A edição 2023 da NAB será especial por muitos motivos. Primeiro porque a National Association at Broadcasters (NAB), completa 100 anos; depois porque será a NAB da retomada após a pandemia, e finalmente porque o SET:30 (novo formato do nome) completa 30 edições. Tudo em uma indústria cada vez mais convergente e onde o futuro parece encaminhar-se para uma televisão híbrida onde broadcast e broadband sejam transparentes.

Neste último ponto, as empresas de mídia brasileira passam por um processo de grande transformação que se encaminha para a implantação, em 2025, da denominada TV 3.0, projeto do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (SBTVD) que em março último, elegeu, a Raymundo Barros, Diretor de Estratégia & Tecnologia da Globo, como presidente com o desafio de desenvolver e implementar o novo padrão de TV a ser adotado no Brasil, a TV 3.0. Em comunicado, o Fórum afirmou que ‘a expectativa deste novo ciclo do Fórum SBTVD é desenvolver e implementar o novo padrão de TV a ser adotado no Brasil, a TV 3.0’.

Teste do SBTVD 2.5 na Globo. Top TV mostra o vídeo aprimorado usando MainConcept AVC com LCEVC”

Barros afirmou que ‘é papel do Fórum conduzir as discussões e tomar as decisões em relação à evolução da TV aberta aqui no Brasil, sempre trabalhando em perfeita colaboração com o Ministério das Comunicações, com a Anatel e com todos os setores aqui representados’.

O que se alinha com a idéia do novo ministro das Comunicações, Juscelino Filho, que desde o início do seu mandato, em janeiro deste ano, afirmou estar interessado em apoiar o processo de transformação tecnológica da TV e já iniciou tratativas com as entidades do setor (SET/ABERT/ABRATEL) para avançar no projeto. Na reunião com as associações, Juscelino disse que ‘esta tecnologia disruptiva vai além de promover uma melhor experiência de imagem e som para o usuário. Passa, principalmente, pelo interesse público de garantir acesso à informação e inclusão digital para todos os brasileiros’, afirmou o ministro. Vale lembrar que o Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD), foi implantado no país durante o segundo mandato de Lula, hoje novamente presidente do Brasil, e que permitiu a transição da transmissão de TV analógica para digital.

TV 3.0 Reunião Ministerio – Foto: Pablo Le Roy MCom
Desafios da TV no Brasil

No início de março, no SET Sudeste, primeiro evento regional do ano da SET, realizado no Rio de Janeiro, Raymundo Barros analisou em seu keynote: Futuro da Indústria de Mídia no Brasil e no Mundo, sobre a transformação da indústria a que definiu como um processo, ‘um jogo integrado, um momento que vem acontecendo’, onde ‘a noção de canal desaparece e aparecem marcas que exploram territórios, elas vão chegar por todo e qualquer lugar’.

Barros disse que os desafios do modelo atual da TV, passam por gerar uma padronização das TVs que permita lidar com a complexidade e custo para a distribuição digital em escala. ‘Hoje gerenciamos mais de 1000 opções diferentes de Globoplay apenas para TV conectada’. Entre as oportunidades, Barros colocou a ‘relevância e alcance da TV aberta, sintonia com a sociedade e conhecimento do consumidor; brandsafety; e maturidade das entidades e associações que permitem orquestrar com sucesso uma nova geração de TV aberta. Por isso, queremos padronizar na TV 3.0 o ambiente da TV e assim combinar as abordagem e estratégias’.

Raymundo Barros (Globo) no SET Sudeste 2023
Eventos esportivos com produção remota

Entretanto, o processo de transformação continua, e outras emissoras brasileiras aprofundam a sua jornada na nuvem. A produção remota se converteu em parte da rotina das cabeças de rede. De fato, a TV Bandeirantes realizou produção remota ao vivo com equipamentos da TVU Networks no GP São Paulo de Fórmula 1. Na Copa do Mundo Qatar 2022, a Globo utilizou uma combinação das mochilas TVU com a disponibilidade local 5G aproveitando a latência o que viabilizou até a utilização de Chroma-key ao vivo e ancoragens com duas câmeras em sincronismo (sync) de áudio remotos com as mochilas.

Copa do Mundo

Falando de Copa do Mundo, a Globo realizou testes experimentais TV 3.0 e colocou no ar nas cidades de São Paulo, Recife e Rio de Janeiro a TV 2.5. Assim, a emissora que tinha os direitos de transmissão do evento para TV aberta, apostou em dois tipos de transmissão de TV 2.5, um experimental e um comercial que continua em funcionamento.

No Rio de Janeiro se realizaram testes experimentais de acesso restrito de TV 2.5 somando a padrão atual a possibilidade de usar o DVTPlay SocialTV e HDR+MPEG-H, com a idéia de comprovar possibilidades de tecnologia. Na transmissão comercial foram exibidos todos os jogos da Copa com dois formatos de áudio imersivos previstos na norma atual da TV Digital (TV 2.5), o Dolby ATMOS e MPEG-H.

SET:30

No ano que a SET comemora os seus primeiros 35, o café da manhã mais famoso da radiodifusão brasileira terá a sua edição número 30. O evento começou em 1991, por inquietude dos broadcasters brasileiros que queriam realizar reuniões de trabalho em Las Vegas durante a NAB. O evento começou em um hotel da cidade com quase 100 profissionais.

O primeiro “Encontro SET e Trinta” se realizou em 1991 Dunes Hotel, e passaria a Las Vegas Convention Center (LVCC) em 2002, na altura com mais de 150 participantes.  No decorrer dos anos o SET:30 chegou a ter mais de 400 inscritos e recebeu palestrantes da indústria dos quatro cantos do planeta.

A edição comemorativa terá algumas surpresas, afirmou à reportagem, a organização. Entre os Keynotes confirmados estão Sam Matheny, VP Executivo e Diretor de Tecnologia da NAB; e Peter White, Presidente da IABM (International Trade Association for the Broadcast & Media Industry).

Haverá ainda um painel sobre as inovações tecnológicas da Copa do Mundo Qatar 2022, outro sobre o futuro dos satélites; um painel sobre trafego de sinais, outro sobre monetização de plataformas OTT; e um sobre tecnologia e negócios que abordará as tendências de transmissão em grandes eventos esportivos.

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