Saltar al contenido

SET EXPO 2022: Olha e perspectiva o futuro do entretenimento

Abertura do SET EXPO 2022

O maior evento da indústria de mídia e entretenimento da América Latina, o SET Expo 2022 teve na sua cerimônia de abertura com presença de destacadas figuras políticas e institucionais do mundo, mas também painéis que refletiram sobre os rumos do rádio e da TV diante das transformações digitais. 

Carlos Fini, presidente da SET.

A cerimônia teve início com o discurso de Carlos Fini, presidente da SET

Em sua fala, ele destacou a dimensão e importância do evento: ‘Estar aqui hoje é um marco importante para o setor depois de dois anos sem esse encontro presencial’.

‘São 90 expositores, mais de 130 marcas, cerca de 80 horas de programação de conteúdo distribuídas por 50 painéis e quase 200 palestrantes’, exaltou Fini

Ele também reforçou o momento de transformação e convergência de tecnologias que o mercado vive. ‘Temos novos modelos de consumo de conteúdo que não excluem os modelos mais tradicionais. Vivemos a era do ‘e’ e não a era do ‘ou’, porque tudo pode ser integrado. Por isso, nosso objetivo é trabalhar para que tenhamos sempre um ambiente de negócios justo e competitivo’.

Madeleine Noland, presidente do ATSC.

O futuro da produção e distribuição de mídia

Entre as presenças internacionais que debateram ‘O futuro da produção e distribuição de mídia’, Madeleine Noland, presidente do ATSC disse no SET Expo 2022 que o consumo de TV aberta aumentou significativamente com a inclusão do ATSC 3.0 nos Estados Unidos. 

E que a entidade acompanha de perto o processo de definição do padrão de TV 3.0 no Brasil que pode vir a incorporar alguns dos elementos do sistema do sistema desenvolvido em norte-america.

Pela sua parte, Luiz Cláudio Costa, presidente do Fórum SBTVD disse que espera ter o padrão de TV 3.0 pronto para enviar ao governo para sua regulamentação e aprovação e que é fundamental para o futuro da radiodifusão ter isonomia regulatória, senão ‘tivermos as plataformas OTT estarão estar sempre em vantagem com respeito a TV aberta que é regulada’.

Autoridades do governo brasileiro, japonês e entidades do setor participaram da cerimonia da abertura do SET EXPO

A migração para a banda Ku

Nas salas de congresso, muito se debateu no segundo dia de sessões sobre o futuro da TV e hoje se destacaram os painéis que abordaram temas regulatórios como a palestra ‘Nova parabólica: a migração para a banda Ku’. 

Moderado por Ana Eliza Faria e Silva, gerente Sênior do Regulatório de Tecnologia da Globo e conselheira da SET que contou com a presença de Maximiliano Salvadori Martinhão, secretário de Radiodifusão do Ministérios das Comunicações; Moisés Queiroz Moreira , conselheiro da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações); Leandro Guerra, CEO da Entidade Administradora da Faixa; Luiz Carlos Abrahão, diretor de Tecnologia da ABERT e Samir Nobre, diretor-geral da Abratel.

‘Atualização regulatória: Mcom e Anatel / Programa Digitaliza Brasil’

Atualização regulatória

Outro dos destaques, o painel ‘Atualização regulatória: Mcom e Anatel / Programa Digitaliza Brasil’, moderado por Francisco Peres, Globo/SET, que analisou o programa Digitaliza Brasil e como está o processo que espera liberar 7200 novos canais no Brasil até final de 2023. E explicou como será possível preencher os mais de 4000 slot livres que terão as estações construídas nos municípios brasileiros e que poderão ser preenchidos por emissoras entrantes.

Ainda, destaque a mesa ‘Streaming: as placas tectônicas continuam se movendo’, onde Melissa Vogel, CEO da Kantar IBOPE Media no Brasil que disse que ‘algumas franquias lançarão mais filmes e séries nos próximos dois ou três anos do que já lançaram em toda a sua história’.

Centenas de pessoas esperaram a abertura do SET EXPO.

Na Feira, muito burburinho

Com o Pavilhão Azul do Expo Center Norte lotado, com corredores cheios de visitantes e com stands mais pequenos, mas com muita atividade, o primeiro dia da feira foi muito positivo. 

A necessidade de um encontro presencial foi evidenciada por longos abraços e apertos de mão, após quase três anos sem que os profissionais de mídia pudessem se encontrar em uma sala de exposições.

Carlos Fini (SET), Adilson Malta (SET), Gustavo Franken (Ucan), Olimpio Franco (SET) e Yassue Inoki (Penthera)

Os principais players, os integradores e as marcas mais fortes do mercado junto com as grandes operadoras deram o presente na Zona Norte de São Paulo. 

Uma das novidades do SET EXPO 2022 é o Arena de Conteúdo SET eXPerience, um espaço dentro da feira para que as empresas ofereçam palestras aos visitantes. No primeiro dia, com palestras de AD Digital, Amagi, Ross Video eTelestream.

Ana Eliza de Faria (Globo), Skip Pizzi (Nab-Franhoufer), Raymundo Barros (Globo), Madeleine Noland (ATSC)

O primeiro dia terminou com um coquetel organizado pela SET, que contou com a participação de expositores e visitantes.

SET Expo 2022 em fotos

Para o segundo dia de exposições, espera-se também uma grande afluência, e as palestras e apresentações agendadas garantem uma grande afluência de público devido ao interesse gerado pelos temas a abordar.

Otras Noticias